E hoje, dia 13 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial da Rádio.
Este dia foi proclamado na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011.
O seu objetivo é demonstrar a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo.
É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino.
Apesar da desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, a rádio continua a ser uma forma de acesso à informação acessível e alcançável, mesmo sem a existência de eletricidade. Pode usar pilhas, baterias e até outras formas diretas de alimentação: um pequeno “moinho de vento”, por exemplo.
Em 2025 o tema escolhido é «Rádio e Alterações Climáticas», que celebra as muitas oportunidades que a radiodifusão oferece para dar destaque às questões relacionadas com as alterações climáticas.
Em Portugal, existem aproximadamente 320 rádios locais. No entanto, cerca de uma centena destas estações retransmitem conteúdos de outras rádios, maiores, o que reduz o número efetivo de rádios locais com transmissão própria.
Duas das quais estão em Rio Maior: a Hiper FM e a Rádio Maior, que hoje retransmite a Rádio Observador.
E não nos podemos esquecer da “Rádio Marmeleira”, que transmite conteúdos on-line.
Os nossos Parabéns… de jornal para rádio!
[Imagens: Haeger, Hiper FM, Rádio Marmeleira]