Hoje é o Dia Mundial do Sono

A Associação Portuguesa de Sono assinala o Dia Mundial do Sono com atividades de sensibilização por todo o país.

“Sono de qualidade, para todos, por uma melhor saúde global”, é o mote de 2024.

 

Sono para ter saúde e bem-estar

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Sono, uma data que visa sensibilizar a população para a importância do sono na saúde e no bem-estar geral.

Para assinalar a ocasião, a Associação Portuguesa de Sono (APS) está a organizar um conjunto de atividades em vários pontos do país, com o intuito de promover uma maior consciencialização sobre a qualidade do sono e alertar para as questões relacionadas com os distúrbios do sono.

“A APS organiza um vasto conjunto de atividades, em várias regiões do país e dirigidas a diferentes público-alvo, tentando impactar diferentes faixas etárias”, refere a Dr.ª Daniela Sá Ferreira, Presidente da APS e pneumologista na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho (ULSGE).

“Pretendemos transmitir que o bem-estar físico, mental e social é maior se se dormir bem, não importa a idade.”

 

Um concurso de vídeos para crianças e jovens

A destacar ainda o inovador concurso de vídeos “Sono de qualidade, para todos, por uma melhor saúde global”, destinado a crianças e jovens a frequentar os 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, que tem como objetivo sensibilizar os mais novos para as desigualdades que impedem que todos possam seguir as recomendações de higiene do sono e para a importância da saúde do sono, incentivando a expressão artística e a reflexão sobre o tema.

O concurso, promovido pelo CNC-UC e APS, decorre de 15 de março a 15 de abril, podendo o regulamento ser consultado consultado aqui

“A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico. Esta campanha de sensibilização enfatiza que dormir mal causa várias doenças e tem consequências na qualidade de vida presente e futura, pelo que é fundamental adotar uma correta higiene do sono”, conclui a Dr.ª Daniela Sá Ferreira.

 

[Imagem: Willian Rezende]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments