Apenas dois dos quase 40 heliportos em hospitais têm autorização.
Apenas os heliportos dos hospitais Beatriz Ângelo (Loures) e Garcia de Orta (Almada), dos quase 40 existentes no país, estão autorizados a operar, revelou a presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Tânia Cardoso Simões foi ouvida na Comissão de Saúde da Assembleia da República, em Lisboa, explicando que, segundo um diploma de 2010, os heliportos utilizados para operações de emergência médica, de combate a incêndios ou outros fins de proteção civil necessitam de uma autorização da ANAC.
A agência Lusa contabilizou 41 heliportos: três certificados ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e 37 são exclusivamente hospitalares, sendo que, destes, dois têm autorização.
Há ainda um terceiro autorizado, no Aeródromo Municipal de Pombal, em Casalinho, utilizado para vários fins e não apenas pelo hospital.
E Santarém?
No Hospital Distrital de Santarém o heliporto foi encerrado pela ANAC há anos, tal como o de Guimarães e São Francisco Xavier e não foi apresentado qualquer pedido de licenciamento desde então.
O espaço tem sido usado como estaleiro de obras, como as do bloco operatório e as obras nas urgências, por exemplo, levando os helicópteros do INEM a aterrar no Centro Nacional de Exposições ou no Campo Emílio Infante da Câmara.
Na região, os heliportos de Abrantes, Tomar, Torres Novas, Leiria, [Santa Luzia] têm condições de ser operados e constam dos manuais dos Comandantes de voo e, por isso, já pediram as autorizações que estão a decorrer.
Rio Maior: o heliporto da Av. Portugal
Em Rio Maior, aquando da construção do Centro de Saúde na década de 80 fazia parte da “ideia inicial” a construção de um heliporto, junto àquele edifício, para transporte de pessoas e órgãos, cujo maior entusiasta foi o saudoso Dr. Fernando Sequeira Aguiar que o defendeu enquanto médico, político e cronista.
Hoje os helicópteros de socorro usam o relvado sintético do Complexo Desportivo, frente ao Centro de Estágios.
[Imagem: INEM]