A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou hoje, dia 14 de março, a empreitada de requalificação do troço IC2, com cerca de 12 quilómetros, entre Meirinhas e Pombal.
Para assinalar o início da intervenção, realizou-se hoje de manhã na sede da IP em Almada, a cerimónia para a consignação da empreitada, que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, do Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, do Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão.
Estiveram também presentes os representantes das empresas que compõem o consórcio, Construções J.J.R. & Filhos, SA e DESARFATE – Construções & Obras Públicas Lda, João Carlos Santos Rodrigues e Jorge Pereira, respetivamente.
9 rotundas em 11 kM
Este é um investimento de cerca de 17 M€ e que é promovido no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, financiado pela União Europeia, tendo como principais objetivos a melhoria das condições de mobilidade e segurança rodoviária de todos os utilizadores da via, automobilistas e peões, bem como a promoção da coesão económica e social.
O troço a intervir localiza-se no distrito de Leiria, concelho de Pombal, atravessando as freguesias de Meirinhas, Vermoil e Pombal, e deverá ter um prazo de execução de 20 meses.
Inicia-se ao quilómetro 136,700, junto à Zona Industrial de Meirinhas e termina ao quilómetro 148,500, nas imediações do Estádio Municipal de Pombal.
A obra que hoje começa prevê a reabilitação integral do pavimento, a construção de nove rotundas e várias meias rotundas, facilitando e disciplinando os inúmeros acessos em condições de segurança desejáveis, contribuindo ainda para uma maior fluidez do tráfego.
A intervenção contempla também a melhoria significativa das condições de circulação dos peões, com a construção de uma passagem pedonal em Pombal ao quilómetro 148,600.
Para além da estrutura da passagem pedonal, o projeto inclui a requalificação do espaço exterior envolvente por forma a que as acessibilidades e circulação pedonal se façam com segurança, em especial por pessoas de mobilidade reduzida.
Por fim e para a redução de velocidade, serão implementadas medidas de acalmia de tráfego, bem como a instalação de balizas cilíndricas flexíveis e separadores centrais nas zonas com via de lentos.
[Imagens: google, IP]