Irene traz aviso amarelo com chuva

Hipólito tem vindo a perder força para a Irene e isso trouxe céu nublado e aguaceiros no Norte e no Centro.

È claro que falamos das Depressões atmosféricas Hipólito, que se encontra em decadência, e a nova que aí vem, a Irene.

Tudo tem a ver com as regras internacionais de classificação e nomenclatura dos fenómenos atmosféricos, neste caso, as Depressões. A próxima a existir terá nome começado por “J”.

Mas, vamos ao que importa.

 

Depressão Irene traz muita chuva

Esta nova depressão, a Irene, vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima até ao final do dia 17, segundo o IPMA.

Já a Hipólito causou maior pressão nos Açores, provocando 53 ocorrências em seis ilhas açorianas.

Com o decorrer das horas chegará uma frente muito robusta que despejará bastante chuva de norte a sul de Portugal continental, incluindo em zonas do Alentejo e do Algarve, que cronicamente são mais severamente afetadas pela seca extrema de carácter meteorológico.

Talvez aqui esteja uma vantagem desta Irene.

Segundo as previsões Meteored, podem ver-se as movimentações das massas de ar e no ponto verde, Rio Maior

 

Entre o fim do dia de hoje e a tarde de amanhã

A partir do final do dia de hoje “a precipitação será persistente, podendo ser por vezes forte e acompanhada de trovoada até ao final do dia de amanhã, em Portugal continental, em especial nas regiões Norte e Centro”, acrescenta na nota do IPMA.

O vento poderá soprar por vezes forte no litoral, também no Oeste, com rajadas até 75 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 85 km/h.

Haverá um aumento da agitação marítima, sobretudo amanhã, dia 17, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros em toda a costa.

Por isso, o IPMA sublinha que “já foram emitidos avisos de precipitação, rajada máxima e agitação marítima, de nível Amarelo”, o que inclui o distrito de Santarém no que toca a precipitação.

É das 18h00 de hoje até às 18h00 de amanhã, que o aviso amarelo incide, para a prevista precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e rajadas de vento.

 

[Fonte e Imagens: IPMA, Meteored]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments