Para já, são 9 as hipóteses de aeroporto.
Além das cinco opções propostas pelo Governo, a Comissão Técnica Independente (CTI) tem mais quatro localizações em cima da mesa.
Estão incluídas Alverca e Beja, e os peritos equacionam acolher também Monte Real e avançam com combinação Alcochete com Portela.
Esta foi a ideia transmitida por Rosário Partidário, presidente da CTI, ao jornal “Público” em entrevista de ontem.
As cinco opções estabelecidas pelo Governo à cabeça são: Portela + Montijo, Montijo + Portela, Alcochete, Portela + Santarém, e Santarém.
Depois entraram Alverca e Beja, e agora estão em jogo mais duas: Monte Real e a combinação Alcochete + Portela.
Ainda segundo declarações da presidente da CTI ao “Público”, a “solução Monte Real” foi acolhida pela comissão depois de a Câmara Municipal de Leiria ter apresentado a proposta.
A hipótese Alcochete+Portela foi acrescentada pela própria comissão “por uma questão de coerência”.
Até dia 27 de abril a lista final de hipóteses terá de ser apresentada e terão de constar, obrigatoriamente, as cinco hipóteses apresentadas pelo Governo.
Além destas, também a hipótese de Santarém entrou no leque ‘obrigatório’ e, agora, junta-se também Alverca, Beja e Monte Real.
Depois de fechada a lista de possíveis localizações, a comissão técnica terá de levar as hipóteses à Comissão de Acompanhamento, liderada pelo engenheiro Carlos Mineiro Aires.
O projeto para o “futuro aeroporto” em Santarém, Magellan 500, foi hoje apresentado no Convento de São Francisco, em Santarém.
Já a hipótese aventada de Alenquer candidatar Ota e reavivar o projeto que “moveu” a zona Oeste durante décadas, não mostrou indícios até ao momento.