E ainda, no passado domingo, decorreu a estafeta olímpica de marcha atlética do Mundial de Nações de Marcha Atlética, em Antalya, na Turquia, onde participou João Vieira.
A principal formação lusa, composta por João Vieira e Vitória Oliveira, bateu o recorde nacional, com 3:08.44 horas, mas ficou-se pelo 32.º lugar, enquanto Rui Coelho e Inês Mendes concluíram a prova no 50.º posto, em 3:19.56.
Ainda assim, os estafetas portugueses de marcha falham apuramento direto para Paris’2024.
João Vieira lesionou-se e acabou por fazer os últimos 3 kM com dificuldade.
João Vieira e Vitória Oliveira superaram o tempo de 3:10.50 horas que tinham conseguido em Valência, onde tiveram de cumprir duas penalizações, enquanto Coelho e Mendes tinham como melhor 3:15.52, registo também conseguido naquela cidade espanhola.
Em Antalya, na Turquia, os vencedores da estafeta mista foram os italianos Francesco Fortunato e Valentina Trapletti, que cumpriram a distância em 2:56.45 horas.
Na sua página Facebook, a Treinadora de João Vieira, Vera Santos, declara que “como treinadora fiquei extremamente triste, por tudo que aconteceu ao atleta João Vieira, da forma que ele se dedica à modalidade…, merecia ter um pouco de sorte e não ter lesionado, com os últimos 3km em extrema dificuldade para conseguir terminar o seu percurso. Obrigado a toda equipa de Portugal, por todo apoio neste momento difícil”.
[Imagem: Emmanuel Tardi]