O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou hoje a dissolução da Assembleia da República e marcou eleições para o dia 10 de março.
Tudo isto já se sabia, mas não tinha sido ainda formalizado, acontecendo hoje pela manhã.
Nos vários partidos políticos vão-se sucedendo reuniões e acontecimentos com vista à constituição de Listas candidatas às legislativas de 2024.
No Distrito de Santarém (Círculo de Santarém), os Candidatos têm vindo a ser conhecidos a conta-gotas, não havendo nenhuma Lista fechada (Santarém tem 9 Deputados) e, até ao momento, já são conhecidos os Cabeças de Lista (os nºs 1 da Lista) de 5 partidos políticos, um dos quais de Rio Maior.
João Seilá
De Rio Maior (e da música) para o mundo da política, João Seilá
João Seilá, um jovem de uma conhecida família riomaiorense ligada à construção civil e materiais de construção, encabeça a Lista da Iniciativa Liberal (IL).
Apresenta-se como influencer, nas redes sociais, tem 32 anos, e é Gestor com cerca de 10 anos de experiência numa PME do setor da construção.
Em comunicado, a IL descreve João Seilá como “representa os ideais políticos da Iniciativa Liberal como independente, trazendo consigo uma paixão pela música e um compromisso firme com os valores do liberalismo”.
Na sua vertente de influencer, João Seilá tem mais de 89 mil seguidores no Instagram.
Daniel Nobre
O VOLT foi o 1º partido a anunciar o seu cabeça de lista, o nabantino Daniel Nobre
Daniel Nobre, tem 30 anos, será o cabeça-de-lista do Volt Portugal pelo distrito de Santarém e apresenta a sua candidatura no próximo sábado, em Tomar, num formato público que “reflete a candidatura aberta à região e a todos os que queiram conhecer melhor este projeto político uma oportunidade de o fazer”.
Natural daquela cidade, Daniel Nobre é licenciado em Relações Internacionais pelo ISCSP da Universidade de Lisboa.
Desde cedo esteve ligado a causas sociais e políticas, tendo colaborado na Amnistia Internacional.
Nos últimos 10 anos acumulou uma vasta experiência em gestão de equipas, desempenhando atualmente a função de coordenador regional de operações.
Este cabeça de lista considera que a grave crise de confiança dos cidadãos na política se deve a uma falta de renovação nas lideranças partidárias, das suas causas e do seu discurso.
Bernardino Soares
Bernardino Soares avança pela CDU
Já um “clássico” da CDU, Bernardino Soares foi deputado à Assembleia da República entre 1995 e 2013.
Nesse ano de 2013 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Loures, cargo que exerceu até 2021, perdendo aqui as eleições e manteve-se como vereador até 2022, quando renunciou.
Bernardino Soares, de 52 anos, tenta assim reconquistar o Deputado da CDU perdido nas eleições de 2022, então com António Filipe, que agora é candidato na Lista de Lisboa.
Bruno Góis
Bruno Góis é o candidato do Bloco
A Assembleia distrital bloquista de Santarém aprovou no passado sábado os nomes dos candidatos às legislativas.
O investigador Bruno Góis é o primeiro candidato pela lista do Bloco no distrito de Santarém.
Nascido na capital do Ribatejo, Bruno Góis, 37 anos, é doutor em antropologia pela Universidade de Lisboa, onde é investigador do Centro de Estudos Comparatistas. Iniciou a sua militância política em Santarém em 2006.
Foi membro efetivo e em rotatividade da Assembleia Municipal de Santarém (2009-2015) e dirigente concelhio e distrital (2008-2016).
Hoje, é assessor do grupo parlamentar do BE na área da Educação e Ciência e é também membro da Mesa Nacional do partido, desde 2014, sendo ativista do coletivo feminista Por Todas Nós desde 2016.
Eduardo Oliveira e Sousa
Ex-presidente da CAP avança pela nova AD
O ex-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, vai ser o cabeça de lista da coligação Aliança Democrática (AD – PSD/CDS/PPM)) às legislativas pelo círculo de Santarém.
Eduardo Oliveira foi presidente da CAP entre 2017 e 2023, sendo agora o presidente da mesa da Assembleia Geral da Confederação.
É Engenheiro Agronómico pelo Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, foi Professor, Representante do Estado e Diretor Executivo da Associação de Regantes do Vale do Sorraia, dinamizador e membro de várias Associações do mundo agrícola.
Desenvolve também a atividade empresarial agrícola e florestal, no Ribatejo.
PS só decide na próxima 6ª feira
Mais atrasado que os demais pela circunstância da demissão de António Costa a 7 de novembro, o que obrigou a todo um processo eleitoral interno naquele partido, o PS marcou a sua reunião magna no distrito para a próxima 6ª feira, dia 19 de janeiro, e só daí sairá a lista de candidatos e o seu cabeça de lista.