Lena Engenharia & Construções nasceu há 50 anos

 

 

 

 

 

 

 

A empresa Lena Engenharia & Construções, nasceu em maio de 1974, há 50 anos.

A sua origem remonta ao espírito empreendedor do seu fundador, António Vieira Rodrigues. Na década de 50, ele já se dedicava a atividades de terraplanagens e construções.

Em maio de 1974 nasceu a Construtora do Lena, hoje, Lena Engenharia & Construções (LEC).

A Construtora do Lena cresceu a partir de Leiria, com a intervenção dos seus filhos. Ganhou dimensão nacional e internacional, sendo responsável por diversas obras emblemáticas nas áreas de Construção e Obras Públicas.

 

De Santa Catarina da Serra (Leiria) para o Mundo

Posicionou-se internacionalmente, ainda na década de 90, em mercados como a Roménia, Bulgária, Moçambique, Marrocos, Argélia, Angola e, mais recentemente, Venezuela e Colômbia.

Em todos os mercados a empresa conseguiu alcançar uma posição de destaque e consolidar uma imagem de referência pelo know-how demonstrado nas obras feitas.

Detentora do Alvará de Obras Públicas n.º 711 com Categoria 9, a mais elevada para empresas de construção, é especializada na conceção, construção e gestão de Obras Públicas e Privadas. Possui um extenso portfólio com projetos em vias de comunicação, obras de arte, edifícios residenciais e não residenciais, infraestruturas desportivas e ambientais, entre outros.

Desde a década de 90, foram realizadas mais de 300 obras tanto em território nacional (Portugal e Ilhas) quanto internacionalmente.

 

A8, Ponte das Lezírias e o Túnel do Marão 

Em Portugal, a marca Lena está presente em várias infraestruturas, bem conhecidas e, a partir de 2007, com a aquisição da Construtora Abrantina, a Lena Engenharia & Construções transformou-se numa das maiores empresas nacionais no seu setor.

Alguns exemplos dessa dimensão, no segmento das vias de comunicação e obras de arte, foram a autoestrada A8 em 2002, a Ponte das Lezírias em 2007, a A17 em 2008, o Túnel do Marão em 2016, ou, já em 2024, a variante de Arruda dos Vinhos.

Nas outras infraestruturas, destaque para o envolvimento nas obras do Estádio Dr. Magalhães Pessoa em Leiria e Estádio do Algarve para o Euro 2004, o Metro do Porto – Linha Amarela em 2011, e Barragem do Baixo Sabor em 2015.

No mercado nacional, destacam-se diversas obras, como edifícios habitacionais, escolas, ETAR, aterros, parques ambientais, pavilhões desportivos, piscinas, hospitais, unidades de saúde, lares, unidades hoteleiras, parques, aeródromos, gares marítimas e a remodelação de edifícios históricos.

 

Quase mil milhões de dólares na Venezuela 

Na esfera internacional, destaca-se o projeto Mision Vivienda Venezuela. A empresa construiu 12.500 habitações e duas fábricas de pré-fabricados nas zonas de Cúa e Ocumare.

Este projeto, no valor de 988 milhões de dólares, iniciou-se em 2011 e ainda se encontra em curso.

A construção de hospitais na Argélia também faz parte do seu palmarés. Entre os projetos estão o Hospital de Cardiologia Pediátrica – DBK e a fase I do Hospital Militar de Tamanrasset, em pleno deserto.

Em Angola, mercado onde se verifica a maior diversidade na tipologia de obras realizadas, destacam-se o Edifício Moncada Prestige em 2011, a Biblioteca de Malange em 2012, a Reabilitação do Palácio de N’Dalatando em 2013, o início da Reabilitação da Estrada Lucusse / Lumbala N’Guimbo, com extensão de 225 kms, em 2015, a construção da Barragem do Quizenga em 2022, e a construção do Edifício Alvalade Premium em 2023.

Este negócio internacional transformou a Lena Engenharia & Construções no maior exportador da zona centro do país. Entre 2012 e 2016, os valores exportados foram superiores a 500 milhões de euros.

 

Também em Rio Maior, no Parque de Negócios 

O Grupo Lena, através da Lena SGPS, que se fundiu com a Lena Engenharia e Construção na Always Special em 2020, participa na empresa DEPOMOR, SA, o Parque de Negócios de Rio Maior. Com uma participação de 41,39%, é o maior acionista individual.

 

[Imagens: LEC]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments