A terra tremeu hoje pela hora do almoço, quando eram 13h24, com epicentro no Seixal e sentindo-se este sismo mais na área metropolitana de Lisboa.
Para além dos testemunhos de quem viveu este episódio, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que pelas 13:24 foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Sudoeste de Seixal.
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V/VI (instrumental) (escala de Mercalli modificada) no concelho de Almada e Sesimbra.
Isto significa que o sismo é sentido pelas pessoas, mas não há danos estruturais ou apenas haverá pequenas rachaduras em edifícios com pior construção.
Testemunhos recolhidos em Lisboa apontam para “um pequeno susto”, onde os edifícios “tremeram alguns longos segundos que pareciam nunca mais acabar”.
O IPMA tem instalada no País uma rede de sismógrafos, sendo os mais próximos de Rio Maior o de Caldas da Rainha e o de Santarém.
O último sismo relevante registado em Portugal Continental foi no Algarve, a 10 de fevereiro, com a magnitude de 4,9 (Richter), sentido nos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, Portimão e Silves.
Antes, a 24 de janeiro, foi sentido apenas na região de Olhão, também no Algarve, e teve a magnitude de 3.1 (Richter).
[Imagens: Free Hardware, IPMA]