Em Malaqueijo (Rio Maior) um grupo de “Séniores” “liberta a mente e vence o medo” trabalhando em artes decorativas que utilizam materiais reciclados.
As expressões são da animadora deste grupo, Rita Simões, que começou por introduzir jogos para levantar a autoestima e “quebrar o gelo” entre as pessoas, motivando-as a serem ativas.
Isto, ainda antes da pandemia. Durante, foi quando foi mais necessário interagir com estes “Séniores”, como lhes chama, precisamente para manterem a confiança no futuro e vencerem o medo do que não conheciam e que os isolava.
Trabalharam durante toda a pandemia.
Reúnem-se no Centro de Dia
São de Malaqueijo e arredores, têm entre os 68 e os 84 anos e reúnem-se no Centro de Dia daquele lugar, ao qual também chamam “O Cantinho dos Avós”. No início “com poucos objetivos… tomar um chá, conversar, sair de casa”…
São um grupo informal… “pensei em criar uma Associação. Era melhor para obter financiamento e apoio às atividades, mas por agora continuamos assim.”, diz-nos.
O que os move? “O que está dentro de nós, o que somos…aqui quem manda é o coração”.
Rita Simões, vinda do concelho de Sintra, é Professora aposentada, licenciada em formação pessoal e social, e acabou por comprar casa em Calhariz (Azambujeira).
Escolheu esta terra por relações familiares e porque lhe fazia lembrar a terra onde nasceu, Santiago – Cabo Verde, um planalto… e propôs que se fizessem atividades criativas.
Este arranjo de rosas é feito de máscaras não usadas na pandemia
Quase só mulheres, mas têm esperança
Juntou agora 36 mulheres. “A maioria são mulheres… os poucos homens que existiam desistiram… mas temos esperança que voltem…”.
Divertem-se e, sobretudo, libertam-se. “Nunca são capazes de nada”, vêm com uma autoestima muito baixa e depois… transformam-se.
“Agora, nunca faltam… só se for para ir ao médico (risos)…”.
Inauguraram uma exposição de objetos de decoração para a casa, utilizando várias técnicas e materiais. Garrafas de plástico, garrafões de vidro, rolos de papel higiénico, máscaras que sobraram da pandemia… tudo serve.
Rita e a “sua equipa” é que recolhem, compram e convertem os materiais (cada um dá 5 euros), de resto… é voluntariado.
Rita Simões é a mentora e animadora do grupo
“É um dia de cada vez…”
Qual é o próximo passo? “Hoje está patente esta exposição de material reciclado e amanhã… o amanhã, nós não sabemos… vamos caminhando!”. “É um dia de cada vez…”.
A ver no Centro de Dia de Malaqueijo, até às 18.00 horas de amanhã, 6ª feira.
Para já. Pode ser que a Exposição se venha a mostrar também noutros locais…