Marco Paulo: até sempre!

Corria o ano de 1958 e, no Cinema de Alenquer, passa o filme “O Pequeno Rouxinol”, do espanhol Antonio del Amo, que tinha estreado no ano anterior, em Espanha.

O pequeno João, na altura com 13 anos de idade tinha ido ver o filme e ficou encantado ao ouvir Joselito interpretar várias canções, como “Granada”, “Avé Maria” e “Campanera”.

O tema “Campanera” foi o que mais o impressionou, ao ponto de assumir o desafio: “Tenho de aprender esta música”.

A partir daquele dia e enquanto o filme esteve no Cinema de Alenquer, o pequeno João sentava-se na porta da Sala de Cinema, ouvia a voz de Joselito e decorava as palavras.

Tal empenho mereceu um prémio e pouco mais tarde sobe ao palco em Alenquer e interpreta “La Campanera”, em espanhol, aproximando-se muito da versão original e da voz de Joselito. Foi impressionante.

Foi cantando nos palcos da região, ingressou no Rancho Folclórico de Alenquer aos 14 anos, onde esteve como cantor até aos 16, altura em que os pais foram para o Barreiro e ele acompanhou-os.

O pai era ferreiro e deslocava-se de cidade em cidade para exercer a sua profissão, daí ter parado em Alenquer, mas também viveu em Celorico de Basto, Alcabideche, Arcos de Valdevez, ficando depois no Barreiro.

A vida deu voltas, foi viver para o Barreiro e em 1966 grava o seu primeiro disco, um EP, com os temas “Não Sei”, “Estive Enamorado”, “O Mal às Vezes é Um Bem” e “Vê”.

Na região, ficou na memória o famoso concerto dado na Festa da Senhora da Saúde, em Gançaria (Santarém), logo no início dos anos 80, cuja primeira parte foi assegurada por Herman José.

Nasceu a 21 de janeiro de 1945, em Mourão (Alentejo), a quem deram o nome de João Simão da Silva.

Por sugestão de um produtor musical, foi-lhe arranjado um nome artístico visando ser mais cativante e fácil de memorizar para o público.

“Marco” e “Paulo” foram escolhidos pela sonoridade agradável e pela familiaridade desses nomes, que eram comuns e simples e criavam empatia com o público.

Marco Paulo faleceu esta manhã, aos 79 anos, perdendo uma longa batalha contra o cancro.

 

Os sentidos pêsames do Região de Rio Maior e a nossa singela homenagem.

Aqui o seu primeiro sucesso.

 

[Fonte: Observador. Imagens: retirada do youtube, e wikipedia]

 

 

 

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments