Marmeleira: Crédito Agrícola faz 90 anos

     

O Balcão do Crédito Agrícola (CA) da Vila da Marmeleira (Rio Maior) celebra hoje os seus 90 anos.

O Região de Rio Maior esteve lá, logo pela manhã, e captou as imagens, incluindo dos seus colaboradores Nuno Nunes e Isabel Pinto, a Gerente do Balcão.

Diariamente, nesta Agência acrescem outros colaboradores que fazem trabalho local, e para o Grupo, que se vão alternando.

A Agência da Vila Marmeleira pertence à Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém, CRL.

As suas instalações foram renovadas e contam com um serviço completo de ATM, que tem disponível um leque alargado de funcionalidades e operações financeiras, incluindo a possibilidade de efetuar depósitos 24 horas por dia.

     

Isabel Pinto, a Gerente, e Nuno Nunes.

Começou como Sindicato Agrícola numa jovem Vila

Segundo a “Monografia da Freguesia da Vila da Marmeleira”, de Joaquim António Lopes do Rosário, autor local, “esta Caixa foi fundada na Vila da Marmeleira, em 15 de janeiro de 1934”.

António Gomes Sousa Varela, Carlos Quaresma (Visconde de Assentiz) e o Dr. Francisco Correia, são descritos como os fundadores.

Naquela altura, chamou-se Sindicato Agrícola do Sul do Concelho de Rio Maior, vindo a ser depois o Grémio da Lavoura de Rio Maior e só depois passou a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Concelho de Rio Maior – Vila da Marmeleira.

Percorreu várias localizações, naquela Vila, ocupando as atuais instalações, na Rua António José de Almeida, nº 16, desde 18 de maio de 1987.

Em 1982, em dia de Feira da Cebola, a 1 de setembro, é aberta a delegação de Rio Maior.

 

O verdadeiro Crédito Agrícola nasceu com a República

Hoje denominado por Grupo CA, “o verdadeiro Crédito Agrícola nasceu escassos meses depois da implantação da República, por decreto outorgado pelo Ministro do Fomento, Brito Camacho, a 1 de Março de 1911.

Uma decisão que culminava um processo que se iniciou ainda na vigência da Monarquia e para o qual contribuíram monárquicos e republicanos.

Mas seria através da Lei n.º 215, de 1914, regulamentada, em 1919, pelo Decreto n.º 5219, que, finalmente, ficaram definidas as actividades das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo.”, pode ler-se no site institucional (https://www.creditoagricola.pt/institucional/o-grupo-ca/historia/historia-ca).

 

A Vila ía fazer 7 anos daí a 3 meses

A povoação de Marmeleira, foi elevada a vila por decreto ditatorial do general Óscar Carmona em 25 de Abril de 1927.

Marmeleira começou como uma freguesia do Município de Rio Maior, com 8,69 km² de área, em 1878, quando foi criada por desanexação de São João da Ribeira.

Em 30 de Junho de 1989, a vizinha freguesia de Assentiz foi desmembrada da Marmeleira, voltando a ser agregada na reorganização administrativa de 2012/2013, constituindo hoje a União de Freguesias de Marmeleira e Assentiz.

     

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments