Faleceu esta quinta-feira, vítima de doença prolongada, António Carneiro, presidente da Região de Turismo do Oeste entre 1984 e 2012, da qual Rio Maior fez parte.
Atualmente exercia as funções de membro da Assembleia Municipal de Torres Vedras e da Assembleia Intermunicipal do Oeste, onde presidia à Comissão de Turismo e Ambiente.
Foi uma das figuras que mais contribuiu para o desenvolvimento turístico da Região Oeste, chegando a ser apelidado do “Sr. Oeste”.
Também assumiu as funções de presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo entre 1995 e 2005.
Entre várias distinções recebidas conta-se a Medalha de Mérito Turismo de 1.º grau (ouro) em 1997 pelo Estado Português e foi ainda agraciado com a insígnia de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola Comercial e Industrial em 2000.
Antes de presidir à Região de Turismo do Oeste, António Carneiro tinha sido vereador da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras durante 14 anos e desempenhou funções, durante um mandato, como presidente de Junta de Freguesia do Turcifal (Torres Vedras).
Depois da câmara ardente na sua freguesia, Turcifal, o corpo foi esta tarde cremado no Crematório de Barcarena, no concelho de Oeiras.
A Câmara Municipal de Torres Vedras declarou dois dias de luto municipal.