Faleceu aos 96 anos o cantor norte-americano Tony Bennett. A notícia é avançada pela agência Associated Press.
Quantos corações aqueceu por cá? Quantos passos de dança permitiu, numa mão que ampara uma cintura e a uma outra que se toca na do par?
Em Rio Maior e no mundo isso aconteceu e por isso lembramos aqui a sua partida.
Mais de 70 anos de carreira
Bennett sofria da doença de Alzheimer, que lhe fora diagnosticada em 2016. Contudo, continuou artisticamente no ativo até 2021. Morreu na mesma Nova Iorque que o viu nascer a 3 de agosto de 1926.
De ascendência italiana, Anthony Dominick Benedetto teve uma carreira de mais de 70 anos e vendeu um número superior a 50 milhões de discos, atingindo esta marca em 2009.
Cantou com os maiores nomes do século XX e XXI, de Frank Sinatra a Amy Winehouse e Lady Gaga.
Recebeu 20 Grammys, incluindo um pela excelência da sua obra.
Bennett não era só música
Bennett também foi um talentoso pintor, tendo criado obras, sob o nome de Anthony Benedetto, que estão em exposição pública permanente em diversas instituições.
Foi ainda o fundador da Frank Sinatra – School of the Arts, em Nova Iorque
Criado em Nova Iorque, Bennett começou a cantar em tenra idade.
Foi atirador de Infantaria na Segunda Guerra Mundial, no exército norte-americano, e quando regressou começou a desenvolver a sua técnica de canto, assinando com a Columbia Records, e teve o seu 1º grande sucesso: “Because of You”, em 1951.
Seguiram-se “Rags to Riches”, no início dos anos 1950, “The Beat of My Heart“ e “Basie Swings, Bennett Sings”.
Em 1962, Bennett gravou sua canção assinatura, “I Left My Heart in San Francisco”.
Inicia-se no cinema em 1966 no filme “Sucesso sem escrúpulos”, de Russell Rouse, ao que se seguiram outras produções, chegando a fazer de si próprio, Tony Bennett.
Também a famosa série “The Simpsons” transformou Bennett num desenho animado, aos seus 64 anos.
De seguida, a sua carreira e a vida pessoal desaceleraram e é já nos anos 2000 que volta à ribalta com um auge em 2013 onde em parceria com Lady Gaga grava a 28 de julho, em Nova Iorque, “Tony Bennett & Lady Gaga: Cheek to Cheek Live”.
Bennett e Herman
O cantor esteve em Portugal várias vezes, entre 1988 e 2003, aqui atuando no Casino Estoril, e foi numa dessas visitas que Tony Bennett participou num dos programas de Herman José que acabou por confessar que não se atreveu a fazer um dueto com ele.
[fonte e imagem: TSF, Associated Press e Vogue]