Museu do Caramulo vem a Rio Maior certificar veículos clássicos

O Museu do Caramulo realizará certificações a veículos clássicos em Évora, Rio Maior e Caldas da Rainha no próximo dia 21 de outubro.

Qualquer proprietário de um, ou mais veículos clássicos, pode juntar-se a este processo, bastando para isso fazer a sua marcação.

Para fazer a marcação podem ser utilizados os contactos: [email protected], ou o telefone 232 861 270 e telemóvel 910 931 915.

Poderá, ainda, ser submetido o processo completo no link:

https://www.museudocaramulo.pt/o-meu-classico/certificacao-de-veiculo-de-interesse-historico/

clicando no botão “Certifique já o seu clássico”.

Assegure-se que o seu veículo corresponde aos critérios de Certificação, consultando os mesmos no separador “Pontos a Verificar nas Certificações”.

Através do contacto o Museu enviará a cada interessado um “Manual” com as condições necessárias à certificação e exemplos de como submeter uma candidatura.

O Museu do Caramulo que está localizado na vila portuguesa do Caramulo (Tondela), expõe uma invulgar coleção de objetos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão do antigo Egipto até Picasso.

Expõe também cerca de 100 automóveis e motos antigos, em edifício próprio e segundo o princípio de que todos os veículos possam sair facilmente do museu para exibição e conservação.

Sendo o Museu membro da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA – Fédération International des Véhicules Anciens) , e com mais de 60 anos de experiência em veículos clássicos, é uma entidade oficialmente reconhecida, pela Portaria 1101/94, para Certificar Viaturas de Interesse Histórico.

Veículos certificados estão isentos de IPO e de IUC

De acordo com o Decreto-Lei 144/2017, todos os veículos com mais de 30 anos que estejam certificados pelo Museu do Caramulo, como sendo Veículos de Interesse Histórico, passam a estar isentos da Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), durante o período de validade da Certificação.

São considerados nesta categoria os veículos com pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objeto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.

Desde o início de 2020, os clássicos importados de um país da União Europeia com primeira matrícula anterior a 1981, passam também a estar isentos de IUC.

Com a atualização legislativa ocorrida em março de 2020, é possível a isenção de IUC para os veículos posteriores a 1981 se os mesmos estiverem certificados como Veículo de Interesse Histórico e tenham, pelo menos, 30 anos de idade desde a data do seu fabrico.

A segunda vez este ano

Segundo Hélder Correia, responsável pelo departamento de certificação do Museu, esta é a 2º vez neste ano que se deslocam a Rio Maior, tendo a última vez sido a 25 de março e onde analisaram 10 processos de certificação.

O local para verificação dos veículos acontece em Oficinas e Parceiros, em Rio Maior, que serão oportunamente anunciados aos inscritos e consoante o número de inscrições.

 

“Provavelmente um dos Chrysler com mais história em Portugal”, assim se pode resumir o currículo de um modelo que serviu não só Salazar, como também uma das mais mediáticas fugas da prisão de Caxias, protagonizada por oito militantes do PCP, e da qual ainda hoje guarda marcas de balas nos vidros”.

O Pegaso Z102 B Touring Berlinetta oferecido por Franco a Craveiro Lopes

 

[imagens: Museu do Caramulo]

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