Marmeleira e Assentiz (Rio Maior) opõem-se á construção de uma pecuária no seu território.
A licença de construção deu entrada na Câmara Municipal de Rio Maior, em nome de Manuel Querido – Produção e Comércio de Suínos, Lda, destina-se a terrenos situados em Vale do Outeiro, junto à estrada que liga Vila da Marmeleira e Assentiz.
A Junta de Freguesia que contesta esta intenção e, assumindo-se interlocutora da população, pôs a circular um abaixo-assinado dirigido ao Presidente da Câmara, Filipe Santana Dias.
Querem impedir esta obra porque no seu entender “a localização pretendida para a pecuária é inaceitável por parte da população”.
“Turismo rural, uma ciclovia programada pelo município, investimentos na área da hotelaria e restauração em fase de licenciamento/construção”, são razões apontadas por aquela Junta para se opor à construção da unidade pecuária.
Apontam ainda que o mesmo empresário já possui “duas pecuárias de grande extensão nesta zona”.
Entretanto, sabe-se que Filipe Santana Dias (PSD) desloca-se amanhã àquela Freguesia para reunir com a Assembleia e alguns empresários locais, mas numa reunião não aberta à população.
A oposição na Câmara (PS) esteve esta tarde no local para onde está prevista a construção e já fez saber que tudo isto se deve a “falta de estratégia do município”.
Numa nota chegada às redações dizem que “os cidadãos comem carne, é natural que ela tenha de ser produzida.”, mas “a população, não pode viver paredes-meias com este tipo de estruturas e todo o inconveniente que geram e que afetam as suas vidas e os seus negócios e atividades.”
No seu entender falta “uma estratégia definida por todos, para que todos fiquem descansados.” e “só uma entidade como o Município pode ser promotor e motor de uma estratégia destas”.