O novo aeroporto Luís de Camões, a ser construído no Campo de Tiro de Alcochete, não estará pronto antes de junho de 2037, ou a correr bem em novembro de 2036. Daqui a 11 a 12 anos.
Custará 8,5 mil milhões de euros e a ANA – Aeroportos e Navegação Aérea, do grupo francês VINCI, quer que o Governo estenda a sua concessão dos Aeroportos por mais 30 anos, até 2092 (já tem concessão de 50 anos neste momento), e quer aumentar as taxas aeroportuárias em 50%, já a partir de 2026.
Para além disto, o Estado deverá assumir todas as infraestruturas rodo-ferroviárias, o que incluiu uma nova ponte sobre o rio Tejo, a unir o norte e o sul de Portugal.
A CTI diz que demora apenas 6 a 7 anos
Rosário Partidário, a Presidente da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou as várias hipóteses de localização, diz que o aeroporto de faz em 6 a 7 anos, o que contrasta com os previstos pela ANA.
Já o Governo, convidou a ANA a apresentar uma candidatura à construção deste aeroporto e afirma não estar de acordo com a extensão da concessão, por mais 30 anos.
Quanto ao aumento das taxas aeroportuárias, em mais 50%, teme que possam impactar negativamente na economia portuguesas, nomeadamente no turismo.
7 mil milhões de euros a serem pagos pelo atual aeroporto em taxas
A ANA vai assim continuar a negociação e apresentar uma proposta de construção, que passa pela emissão de 7 mil milhões de euros de dívida, e pretende que grande parte dela se pague através do aeroporto Humberto Delgado, em operação nos dias de hoje e que estará em serviço, pelo menos, até novembro de 2036.
Recorde-se que a localização do novo aeroporto assenta no campo de Tiro de Alcochete, uma Base da Força Aérea Portuguesa, que serve para exercício e treino de operações militares, com cerca de 7 500 hectares, na sua maioria na Freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente, ainda no Distrito de Santarém.
(Imagens: TAP, RRM, Wikipédia]