Novo Hospital do Oeste ao rubro

O município de Rio Maior juntou-se ao de Óbidos e das Caldas da Rainha na defesa da localização do novo hospital do Oeste neste último concelho, Caldas da Rainha.

Alega que parte da sua população é servida na unidade desta cidade.

Numa conferência conjunta, os 3 municípios alertaram o Governo para a necessidade de “ter em conta critérios mais alargados” do que aqueles que foram analisados no estudo sobre a localização do futuro hospital do Oeste.

O estudo, encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOeste), aponta o Bombarral (no distrito de Leiria), como a localização ideal para o Novo Hospital.

Esta escolha tem sido contestada pelos municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos, defendendo a construção do equipamento na confluência destes dois concelhos.

À contestação junta-se agora o presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias (PSD), alegando que “deslocalizar para fora do concelho das Caldas da Rainha esta unidade hospitalar” deixará cerca de 12 mil pessoas do seu concelho com “menos disponibilidade de serviços e menos qualidade de serviço, a partir do momento em que a distância ao hospital se torna maior”.

De acordo com o autarca, apesar de Rio Maior ter como referência o Hospital de Santarém, “grande parte da população continua a ser servida nas Caldas da Rainha, nomeadamente nos serviços de obstetrícia”.

Em alternativa, os três municípios defendem que o novo hospital seja construído num terreno na confluência de Óbidos e Caldas da Rainha.

Com uma área total de 196 mil metros quadrados e uma área bruta de construção de 75 mil metros quadrados, permitirá servir uma população de perto de 360 mil pessoas dos concelhos de Torres Vedras, Alcobaça, Caldas da Rainha, Alenquer, Peniche, Lourinhã, Rio Maior, Nazaré, Bombarral, Cadaval e Óbidos.

Os três autarcas afirmaram que irão continuar a bater-se pela localização do novo hospital na confluência dos dois concelhos até que seja conhecida a decisão do Governo, que admitem aceitar se for contrária aquela que defendem.

No Oeste, para além de outros municípios tentarem “puxar a brasa à sua sardinha”, à vozes que se levantam contra estes autarcas pela politização que estão a dar ao assunto, em vez de critérios mais técnicos.

No próximo sábado, no Centro Cultural de Caldas da Rainha haverá um debate sobre este tema “Cuidados hospitalares no Oeste – um novo Hospital”, pelas 21.00 horas, para abordar este tema.

Lembre-se que a Câmara de Rio Maior aprovou por unanimidade e depois de uma proposta apresentada pelos vereadores da oposição (PS), em julho de 2022, fazer-se ouvir quanto a este assunto, recorrendo às Entidades que fossem necessárias para o efeito, e em defesa de uma solução em Caldas da Rainha.

Manuel Pizarro, o Ministro da Saúde, prometeu uma decisão até 31 de março.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments