Todos os Distritos de Portugal estão sob Aviso Amarelo, na próxima 6ª feira, devido à chegada da depressão Nuria.
Jana, Konrad, Laurence e Martinho, foram quatro depressões atmosféricas que cruzaram os céus da Península Ibérica no passado mês de março e deixaram marcas em Portugal.
Já agora, umas marcas más, mas também outras boas. Se inundações houve e telhados arrancados, as barragens têm enchido e prometem boas reservas para os próximos quatro anos.
Lamentando-se, no entanto, as vítimas causadas, inclusive, mortais.
Segundo comunicado do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), Nuria é uma depressão “associada a uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental”.
A previsão é de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada, em especial nesta 6ª feira, entrando ainda no sábado.
Rio Maior no caminho de passagem e Amarelo
A Nuria chega a Portugal na 5ª feira à noite, vinda da Madeira, posicionando-se a Oeste, precisamente nesta região de Rio Maior, deslocando-se lentamente para Norte.
Nas imagens de satélite do fim desta manhã (Meteored, 12h00), é visível a região de Rio Maior (assinalada pelo círculo vermelho) bem no centro da passagem desta superfície frontal. Rio Maior estará sob Aviso Amarelo nesta 6ª feira, das 9h00 às 18h00, devido à previsão de chuva forte.
Ainda segundo o IPMA, as probabilidades de chuva para hoje, amanhã e 6ª feira, são de 100%, com 67% no sábado e 86% no domingo, abrandando depois e só regressando a chuva lá para 5ª feira, dia 10 de abril.
As temperaturas mínimas vão ser “frescas”, entre os 8 e os 10ºC, com as máximas a oscilar entre os 17 e os 19ºC.
Este ano, o ditado “Abril, águas mil”, não falha.