Em Portugal, o Dia do Pai comemora-se a 19 de março, coincidindo com o dia de São José, o pai terreno de Jesus Cristo.
Esta data tem raízes na tradição católica, que celebra São José como modelo de pai, homem justo e protetor da Sagrada Família.
A origem desta celebração remonta à Idade Média, quando a Igreja começou a homenagear São José.
A data espalhou-se por países de tradição católica, como Espanha, Itália e, claro, Portugal. A ideia era destacar o papel do pai como figura de proteção e carinho dentro da família.
Em Portugal, Póvoa de Lanhoso, Torre de Moncorvo, Vizela e Santarém, cumprem hoje os seus Feriados Municipais.
Santarém comemora este dia com as Festas de São José, em Santarém, que vão decorrer até terça-feira, dia 25, durando mais dois dias do que a previsão inicial, já que parte da programação teve de ser adiada devido à previsão de chuva e vento forte até final desta semana.
O Concerto de Tony Carreira passou para o último dia, 25 de março.
Um Cartão de Argila na Babilónia, com Nixon a fixar o Dia e o Brasil a pensar nos presentes
Terá sido a americana Sonora Smart Dodd, de Spokane (Washington), por volta de 1909, que teve a ideia de institucionalizar o Dia do Pai, enquanto ouvia um sermão no feriado do Dia das Mães e com o intuito de homenagear também o seu pai.
O presidente dos Estados Unidos da América, Calvin Coolidge, deu mesmo o seu apoio público ao Dia dos Pais, em 1924, mas só em 1972 é que o presidente Richard Nixon, estabeleceu o dia como feriado nacional.
No Brasil, por exemplo, é comemorado no 2º domingo do mês de agosto.
A implementação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, Diretor do jornal “O Globo” e da “Rádio Globo”, com o propósito de atrair anúncios de produtos que poderiam ser dados como presentes aos Pais, neste dia.
Escolheu a data do Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.
Já nos PALOP´s (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), Espanha, Andorra, Bélgica e Marrocos, por exemplo, tal como Portugal assinalam hoje, a 19 de março, o Dia do Pai.
A Alemanha já o celebra 39 dias depois da Páscoa, e na Escandinávia assinala-se no 2º domingo de novembro.
Na tradição antiga, a comemoração terá sido originada na Babilónia há mais de quatro mil anos.
Segundo alguns documentos antigos, o jovem Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais, dando origem a uma Festa Nacional.
[Imagem: Pintura de Guido de Reni – Vaticano]