Prosseguem os trabalhos de reparação do IC2, numa empreitada entre Freires (Alcobaça) e Asseiceira (Rio Maior), adjudicada à empresa JJR & Filhos, SA.
Hoje pela manhã foi pintada a marcação no acesso da EN1 ao IC2, sentido N – S, em Casais Varões, Asseiceira.
Colocados que estão os rails de proteção, neste acesso, ainda não foram aplicadas as proteções inferiores de cobertura dos pilares de suporte do rail principal, e que evita maiores danos aos motociclistas em caso de acidente.
Atrasos na entrega de material por parte de fornecedores estarão na origem desta “falha” até ao momento, problema originado pelas atuais condições do mercado internacional.
Mais 7 semanas levam obras até ao final deste ano
A Infraestruturas de Portugal (IP) informou a 11 de maio de 2020 que havia concluído a empreitada de requalificação do troço do Itinerário Complementar 2 (IC2), entre Leiria e Boa Vista Norte, que incluiu a construção de três rotundas.
A 15 de janeiro de 2022 arrancaram as obras entre Freires e Asseiceira que obrigou a desvios de tráfego, entre os quais a passagem pela EN1, entre Asseiceira e Alto da Serra, em Rio Maior, voltando a fazer-se “o velho percurso da EN1.
Este condicionamento foi anunciado pela IP como terminando por volta de 21 de outubro, deste ano, o que não veio a acontecer, e a IP acabou por anunciar um novo período de condicionamento de mais 7 semanas, o que deverá levar este prazo até à última semana deste ano de 2023.
A obra envolve uma quantia superior a 8,4 milhões de euros e inclui, segundo a IP, a reabilitação integral do pavimento, o reforço e reabilitação do sistema de sinalização (horizontal e vertical).
Também serão reabilitados os equipamentos de segurança da estrada e do sistema de guiamento e balizagem, bem como a beneficiação global do sistema de drenagem da via e a reformulação de cinco intersecções de nível, com construção de rotundas que substituirão os atuais cruzamentos.
[Imagens: MRF]