June McCarrol, era uma enfermeira norte-americana, residente em Indio, Califórnia, condado de Riverside, nos Estados Unidos da América.
Corria o ano de 1917, em princípio de outono, e June chocou com um grande camião que seguia a alta velocidade pelo meio da estrada.
A enfermeira foi projetada para fora da estrada e, felizmente, não sofreu danos físicos para além de umas boas nódoas negras.
O condutor do camião, alegou que seguia na estrada e, portanto, não estava a ver porque se haveria de ter desviado…
Naquela altura, as estradas funcionavam de forma caótica, e a enfermeira June tinha plena consciência disso. Circulava com frequência naquela região, já que era a única profissional de saúde do território, e conhecia bem a realidade associada aos acidentes.
Uma ideia que mudou as estradas do mundo
Depois deste seu acidente, teve uma ideia: se se pintasse uma linha branca no centro da estrada, que era escura, cada condutor saberia qual era o seu lugar…
E foi o que fez. Usando a sua influência pessoal, permitiu-se pintar uma linha branca no centro da principal avenida daquela localidade, a Indio Boulevard, na Califórnia, uma larga rua com cerca de 800 metros e que atravessava Indio, fazendo ao mesmo tempo parte da Estrada 99, que liga o Sul ao Norte da costa Oeste dos Estados Unidos.
June McCarrol colocou o assunto ao Clube de Mulheres de Indio, falou no assunto a todas as Instituições e Autoridades onde conseguiu chegar, até que os Clubes do Estado da Califórnia mobilizaram-se e conseguiram apresentar um projeto de lei no Congresso Estadual para que a medida fosse introduzida.
A ideia é aplicada em mais 5,6 quilómetros de estrada, com a prática a ser adotada pela California Highway Commission (a Autoridade Californiana para as Autoestradas), em 1924, 7 anos depois do seu acidente.
A enfermeira June não foi a primeira pessoa a pintar uma linha branca de separação de faixas de rodagem.
Há relatos de outros casos anteriores, inclusive nos Estados Unidos, mas este é um dos primeiros casos documentados como tendo origem numa ação concertada, organizada por um cidadão, neste caso cidadã, e que suscitou esta consciência na sociedade civil e política.
June McCarrol resolveu assim um grande problema de segurança rodoviária, lutando por uma simples medida que se generalizou a todo o mundo e que faz hoje parte do nosso quotidiano global. Onde há estradas pintadas… claro.
[Imagem: Revista Carros, Woman in Trucking]]