O vinho “Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco” da Quinta da Alorna, propriedade localizada em Almeirim, foi escolhido pela comitiva do Papa Francisco para ser servido a bordo do voo de regresso do Santo Padre a Itália, depois de presidir às Jornadas Mundiais da Juventude.
No dia 2 de agosto (de hoje a uma semana), às 10h, o Papa Francisco aterra em Lisboa, para presidir à Jornada Mundial da Juventude, que este ano se realiza em Portugal.
O representante da Igreja Católica ficará em território nacional até 6 de agosto (domingo), regressando ao Vaticano pelas 18h15, de acordo com o programa oficial.
Ambos os voos serão em parceria com a TAP.
Desde 2013 que os vinhos da Quinta da Alorna voam com a TAP e integram a carta de vinhos da Classe Executiva.
Chef Vitor Sobral fez a ementa
A viagem até Itália será acompanhada de uma ementa desenvolvida pelo Chef Vítor Sobral, que harmonizará o menu com o vinho Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco da Quinta da Alorna.
«Foi com grande honra que recebemos esta informação. Este ano celebramos o tricentenário da Quinta da Alorna e este momento coroa o início das festividades», lê-se em comunicado, Pedro Lufinha, diretor-geral da Quinta da Alorna.
Vinho suave, fino e elegante
O Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco tem cor amarela-limão muito ténue e caracteriza-se pelo aroma fino e elegante com notas de lima, pêra e marmelo.
Este vinho, que vai ser servido a todos os passageiros a bordo deste voo, resulta da vindima manual das castas Lezíria & Charneca, Argilo – Arenoso e Franco – Arenoso, tendo fermentado em barricas novas de carvalho francês.
Num supermercado custa entre 28 euros (de 2019) e 35 euros (de 2017), cada garrafa.
Uma homenagem à Marquesa Leonor Lencastre, mulher ativa
Este vinho é uma homenagem a Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre (1750-1839), quarta Marquesa de Alorna, poetisa portuguesa do Sec. XVIII, e uma das mais notáveis vozes do pré-romantismo em Portugal. Possuidora de uma esmerada cultura literária e científica, mulher ativa e interveniente na vida política e cultural, incentivou o aparecimento de novas ideias estéticas.
[imagem: Quinta da Alorna, Almeirim]