Politécnico passa a Universidade

A outorga do grau de Doutor pelos institutos superiores politécnicos e a passagem da sua designação para universidades politécnicas foi aprovada pelos Deputados na Assembleia da República.

Os Institutos Politécnicos vão atribuir o grau de Doutor e mudar a sua denominação para Universidades Politécnicas, já a partir do próximo ano letivo, podendo mesmo adotar a designação em inglês de Polytechnics University.

A proposta, apresentada pelo grupo parlamentar do PS, foi aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República, com o voto favorável de todos os grupos parlamentares.

A aprovação destas alterações vem dar resposta à ambição do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Em comunicado, o CCISP considera que «este é um momento muito importante para o Ensino Superior Politécnico e que, acreditamos, irá imprimir uma nova dinâmica a todo o ensino superior em Portugal», salienta Maria José Fernandes, presidente deste Conselho.

O Distrito de Santarém tem 2 Institutos Politécnicos, o de Tomar e o de Santarém, da qual faz parte a Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Por sua vez, o Instituto Politécnico de Leiria já fez saber que se encontra a preparar novos programas doutorais, dentro das áreas em que possui uma experiência científica e académica relevante e que vai adotar a designação em inglês de “Polytechnic University”, no âmbito da estratégia de internacionalização da instituição.

 

[Imagem: IPSantarém]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments