Ponte Vasco da Gama tem novo radar

 

A Ponte Vasco da Gama, que liga Alcochete a Sacavém, tem um novo sistema de radar para medir a velocidade desde sábado.

Este novo sistema inclui dois pórticos: o primeiro com uma câmera que registra a foto da viatura e a hora de passagem, e o segundo que faz o mesmo registro.

Este troço entre pórticos tem 8 kms e constitui a “zona de controlo”. A hora de “entrada” e a hora de “saída”, permitem então calcular a velocidade média a que a viatura circulou.

A velocidade permitida por lei é de 120 km/h em condições normais, podendo ser reduzida para 90 km/h em dias de vento, chuva ou céu nublado. Quando os motoristas excedem essa velocidade, as autoridades emitem o auto da infração.

Esse tipo de sistema de leitura da velocidade difere da medição instantânea normalmente usada em aparelhos móveis ou fixos.

Corridas a 277 km/h 

Para além da fiscalização normal e segurança dos utilizadores desta Ponte, a medida visa pôr termo às muitas corridas ilegais que acontecem naquela Ponte.

Registaram velocidades médias de 277 km/h.

Este novo sistema resulta de uma parceria entre a GNR e a Lusoponte, entidade gestora da Ponte Vasco da Gama.

A Ponte Vasco da Gama tem 17,185 km de comprimento. Desses, 12,345 km estão sobre as águas do rio Tejo e 4,840 km sobre terra.

É a mais longa ponte da União Europeia e a segunda mais longa da Europa, após a Ponte da Crimeia. Além disso, está entre as mais extensas do mundo.

Entrou em serviço a 29 de março de 1998, quase dois meses antes da abertura da Expo’98, a Exposição Internacional de Lisboa, em 22 de maio de 1998.

 

[Imagens: wikipedia, lusoponte]

 

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments