Foi aprovada por maioria a saída de Pousos da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.
A saída de Pousos da atual União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes foi aprovada por maioria nesta 4ªfeira, numa reunião de Assembleia de Freguesia extraordinária.
Dos 19 elementos que constituem a Assembleia de Freguesia, 17 votaram a favor da desagregação, 1 votou contra e 1 outro absteve-se.
O processo vai agora seguir os trâmites legais, com o envio do resultado da votação para o presidente da Assembleia Municipal de Leiria, que o remeterá também para o executivo do Município.
Processo passa para as mãos da Câmara
A Câmara vai agora pronunciar-se, e se o Parecer for positivo, o documento segue para a Assembleia da República.
Se esta decisão for aprovada por todos antes da realização das eleições autárquicas em 2025, será criada uma comissão de instalação.
Nas próximas eleições, Pousos já será uma “Freguesia independente”, voltando ao seu estado original antes da integração, e já terá candidatos à Freguesia em listas só para aquele território.
O presidente do executivo da atual UF é José Cunha, e o presidente da Assembleia de freguesia é Nuno Martinho.
Esta UF é a única no distrito de Leiria que agregou quatro freguesias e a maior em população, com 34.647 habitantes.
Em 2013, aquando da agregação, as 4 freguesias foram contra, mas com o tempo, apenas os Pousos mantiveram a oposição.
Curiosamente, em dezembro de 2022, a proposta de desagregação da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes foi reprovada na Assembleia de Freguesia.
No final de 2020, o Parlamento aprovou a lei que permite reverter a agregação e a extinção de freguesias ocorridas em 2013.
A reforma administrativa de 2013, negociada com a ‘troika’, eliminou mais de mil freguesias, estabelecendo o atual mapa com 3.092 autarquias deste tipo.
[imagem: JFLPBC]