Na próxima 4ª feira, dia 1 de fevereiro, Professores de todo o Distrito de Santarém estarão em protesto.
O encontro está marcado para as 11.00 horas da manhã, na Praça Sá da Bandeira, em Santarém.
Neste Largo do Seminário vão fazer as suas “preces”, mas ao primeiro-ministro António Costa e ao ministro da educação, João Costa.
Antes, e em Rio Maior, pelas 8 da manhã, os professores dos 3 agrupamentos de escolas, Secundária, Fernando Casimiro e Marinhas do Sal, descem a Avenida Paulo VI em direção à Praça da República, numa arruada conjunta.
Daí saem para Santarém onde se juntarão aos Professores de outros Concelhos. Pelas contas, esperam-se mais de 1 000 Professores nesta concentração.
A recuperação do tempo de serviço perdido com a intervenção da troika, a valorização dos Professores e a progressão na carreira, são temas que os movem.
Mas também o respeito pela profissão, a avaliação e a precariedade, são assuntos na ordem do dia por entre estes profissionais que tentam desta forma um acordo com o Governo.
Quanto aos pais e alunos e se as Escolas estarão ou não encerradas, como existem professores que admitem não fazer greve e não estão abrangidos os auxiliares de educação, nenhuma Escola confirmou o fecho de portas.