Ontem e hoje o Hotel Templários, em Tomar, serviu de sede às Jornadas Parlamentares dos Deputados do PS na Assembleia da República.
Focadas no papel do Estado ao serviço dos cidadãos, aprofundaram o fator modernizador que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representa para os serviços públicos.
Melhores serviços públicos, mais próximos dos cidadãos, com mais uso das novas tecnologias e menos burocráticos, indo buscar os diversos “planos simplex”, foi o pano de fundo das conferências.
Eurico Brilhante Dias, líder do Grupo Parlamentar, referiu a importância dos serviços públicos para a igualdade de oportunidades, sendo, por isso, “centrais para um país mais justo”. “Para nós, a justiça social é um elemento central”, vincou.
Mas se os Deputados, dos quatro cantos do País, vieram até Tomar, houve ainda tempo ao longo do dia de ontem para visitas em todo o distrito de Santarém.
Organizados em grupos, dividiram-se pelos concelhos e visitaram várias instituições e empresas.
Visita a Rio Maior
A Rio Maior coube a visita do grupo liderado por Fernando José, eleito por Setúbal, à Escola Superior de Desporto (ESDRM), onde se inteiraram do andamento das obras da nova Residência para Estudantes e dos planos para o futuro.
Foram recebidos na Escola por João Moutão, presidente do Politécnico, pela nova equipa de Direção da ESDRM, liderada por Nuno Pimenta, e fizeram-se acompanhar por Miguel Paulo, o presidente do PS Rio Maior.
Neste novo quadro onde os Politécnicos passarão a designar-se por “Universidade Politécnica” e podem atribuir o grau de Doutor, o Politécnico de Santarém e a Escola de Rio Maior não se deixarão ficar e preparam já essa realidade.
Estas Jornadas foram hoje encerradas por António Costa que abordou várias medidas tomadas contra a crise da inflação, com especial ênfase no IVA 0 para 44 produtos alimentares essenciais.
No fim, António Costa e os Deputados almoçaram com autarcas socialistas do distrito.