A Diocese de Santarém, uma divisão territorial da Igreja Católica, inclui nove Paróquias do Concelho de Rio Maior: Rio Maior, Alcobertas, Arruda dos Pisões, Arrouquelas, Azambujeira, São João da Ribeira, Fráguas, Outeiro da Cortiçada e Marmeleira.
E todo o Concelho de Rio Maior faz parte desta Diocese de Santarém.
Dizemos isto, porque nem sempre é assim. Por exemplo, o Concelho de Ourém tem território na Diocese de Santarém, mas partilha áreas com a Diocese de Leiria-Fátima, onde se inclui a própria Freguesia de Fátima.
E mesmo a Vigararia de Rio Maior vai buscar duas Paróquias ao Concelho de Santarém: Gançaria e Alcanede, totalizando assim 11 Paróquias.
Resumindo, uma Vigararia é um conjunto de Paróquias, e um conjunto de Vigararias perfaz uma Diocese.
O Pároco superintende a Paróquia, o Vigário a Vigararia e o Bispo, a Diocese.
A Bula que instituiui a Diocese e o Decreto que criou a Paróquia de Arrouquelas
50 Anos de Diocese expostos na Biblioteca Municipal
A Diocese de Santarém comemora este ano os seus 50 anos de existência, sendo criada a 16 de julho de 1975, cujo primeiro Bispo foi D. António Marques.
A Bula do Papa Paulo VI que instituiu a Diocese, o mapa da Diocese, que não corresponde ao do Distrito de Santarém, e muito mais… estão patentes na Biblioteca Municipal de Rio Maior até ao próximo dia 1 de março.
“Por Cristo, com Cristo, em Cristo”, é uma Exposição que pretende assinalar o Jubileu desta Diocese, os seus 50 anos.
E sabe que a primeira Paróquia a ser criada nesta Diocese foi a de Arrouquelas, em Rio Maior?
E quanto custou a coroa de Nossa Senhora de Fátima, “com 48 diamantes e várias pedras de côr”, na Ourivesaria Aliança em Lisboa, corria o ano de 1948? Está lá a fatura exposta.
Passe por lá e veja!
Todos estes factos e curiosidades estão expostos em Rio Maior até ao próximo sábado.
E, já agora, esta Exposição que percorre todos os Municípios que fazem parte da Diocese é coordenada por Eva Raquel Neves, licenciada em Conservação e Restauro, pela Universidade Nova de Lisboa, e Doutorada em História da Arte, por Coimbra, sendo a Conservadora do Museu Diocesano de Santarém.
Eva Raquel Neves, também ela de Rio Maior.
Horário da Biblioteca Municipal Laureano Santos, Rio Maior
9h – 18h (segunda a sexta-feira)
9h – 17h (sábado)
Encerra aos domingos e feriados
[Imagens: RRM, Diocese Santarém, Nova FCT]