Rio Maior: Almoço da Paz foi há 79 anos

[por Rui Andrade]

Perfazem hoje, dia 21 de maio, 79 anos que em Rio Maior se celebrou a Paz, ainda em cenário de cinzas da Segunda Grande Guerra, num almoço que ficou para a História.

Por iniciativa do Sr. Joaquim Dionísio, então proprietário da Moagem Maria Celeste, em Rio Maior, organizou-se no Salão daquela Moagem, no seu 1º andar, um Almoço comemorativo da Paz.

Isto, porque a 2ª Grande Guerra, na Europa, tinha chegado ao fim.

O famoso Dia D, com a invasão da Normandia (França) pelas Tropas Aliadas, tinha acontecido a 6 de junho de 1944, e a 7 de maio, em Berlim, o que restava do exército alemão rendeu-se às tropas russas, assinando um primeiro documento de rendição.

 

Mais de 200 pessoas com a Ementa em verso

Mais de 200 riomaiorenses juntaram-se naquele espaço da Moagem e “brindaram à Paz”.

O almoço teve requintes na sua organização e as Ementas foram escritas em verso pelo Maestro Alberto Alves Coelho, naquela altura residente em Rio Maior.

O representante da embaixada dos Estados Unidos da América, foi o médico Arnaldo Vidigal Pais (1899-1961) que fixou residência e atividade profissional em Rio Maior.

Foi a 21 de maio de 1945.

[Deste Maestro conta-se que, mais tarde, terá escrito a letra da Canção “Olhos Castanhos”, de 1951, interpretada por Francisco José.

Esta letra terá sido escrita durante “uma breve estadia” de Alves Coelho na que foi a “Prisão de Rio Maior”, que correspondia à Cave do que é hoje o Edifício Sede do Município de Rio Maior.]

 

A Segunda Grande Guerra

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.

Tecnicamente, de 1 de setembro de 1939 a 2 de setembro de 1945, desde a invasão da Polónia, à Rendição Formal do Japão.

Portugal declarou ser oficialmente neutro na Segunda Guerra Mundial, mas cerca de 150 a 300 voluntários portugueses combateram o comunismo lutando ao lado da Alemanha (Forças do Eixo), no conflito com a União Soviética.

 

[Imagens: Cidadania RM]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments