Estamos em Azinheira (Rio Maior), mas as contas da Festa também foram “à justa…”, como em Assentiz.
(Numa outra localidade de Rio Maior, Assentiz, há o conhecido ditado das contas da Festa Anual serem “à justa…!”)
Foi assim que Lino Nunes, o Presidente da Direção da Associação de Festas e Melhoramentos de Azinheira (AFM Azinheira), definiu as “Contas da Festa Anual”, com humor, neste passado domingo.
A Festa em Honra de Santo António realizou-se entre 13 e 16 de junho, últimos, e apresentou um resultado positivo de 372 euros. O tempo frio não veio ajudar…
Ainda assim, compara com os cerca de 1 700 euros de prejuízo do ano passado e, portanto, “o resultado foi bem bom…”, ainda nas palavras de Lino Nunes.
Estes foram os resultados apresentados à população durante um almoço-convívio que decorreu neste passado domingo, naquele recinto de festas, onde a Direção da AFM Azinheira, acima de tudo, quis agradecer a todos os envolvidos nas Festas e nas suas atividades ao longo do ano e que as tornaram possíveis.
“A Direção tem 14 pessoas e só nas Tasquinhas deste ano foram precisas 34…”, apresentou Lino Nunes em jeito de agradecimento, também a todos aqueles que não “sendo da Terra” deram o seu contributo, seja porque aqui tem relações de família ou amizade, seja porque se quiseram simplesmente voluntariar.
Mas, o melhor ainda estava para vir…
A Associação de Azinheira lançou mão de um arrojado Projeto para requalificar o seu Recinto de Festas, o qual quer equipar com uma moderna e completa cozinha, sala de restaurante e beneficiar todo o espaço em geral.
O objetivo será dotar Azinheira, e Rio Maior, de um equipamento capaz de levar a cabo as atividades lúdicas da Associação, como sejam as Festas Anuais, mas também disponibilizar esta infraestrutura à população em geral para vários tipos de eventos.
A partir de agora “o objetivo é trabalhar para tornar realidade este sonho”, contando com a ajuda “de todos os Azinheirenses e amigos que a eles se têm juntado” e das entidades oficiais, como sejam a Junta de Freguesia e o Município.
O Projeto foi sendo mostrado durante os Festejos que decorreram pelo Santo António (a quem pedem ajuda também) e foi agora formalmente apresentado.
A estrutura já prevê, inclusive, o fácil acesso de um “camião-palco”, hoje muito usado pelos Grupos e Bandas que atuam neste tipo de eventos, e por isso mesmo o Projeto prevê a demolição do atual palco de forma a ganhar mais espaço naquele recinto.
Uma das tarefas mais complicadas e onerosas será também a demolição do “velho depósito de água”, hoje desnecessário, e que “rouba espaço” à cozinha prevista.
Quanto ao orçamento… “ainda estamos a fazer contas”, afirma-se, e para já “vai-se dar início ao licenciamento e eventual candidatura a apoios”.
Os presentes ficaram sensibilizados e já sabem que nos próximos tempos… “é preciso contribuir como puderem”!