Rio Maior passa a abastecer o mundo de cristobalite, um quartzo quase puro, muito branco, e que sai das areias de silício, exploradas junto à Zona Industrial.
Usada para fazer vidros especiais, tintas e placas de revestimento (que substituem o granito, por exemplo), entre muitas outras utilizações, esta cristobalite é produzida na única e 1ª fábrica a funcionar em Portugal, uma das 3 existentes na Europa e uma das 5 no mundo, a Sifucel.
Inaugurada Unidade de Rio Maior, única no país e uma das 5 do mundo
Esta unidade foi inaugurada no passado dia 23 de abril, com a presença de mais de 600 convidados e de várias individualidades locais e nacionais, onde se destaca a presença de 3 Secretários de Estado: o da Economia, João Rui Ferreira, que inaugurou as instalações, e ainda o da Agricultura, João Moura, e o do Ambiente Emídio Sousa.
Esta unidade de Rio Maior, instalada em 2022 e que tem vindo a realizar testes até estar 100% operacional, está integrada no Grupo Parapedra, presidido pelo empresário Manuel Nogueira Pinheiro, e detido pela família.
Esta nova unidade industrial, cujo investimento ascende a cerca de 30 milhões de euros, “permite ao Grupo competir no mercado global da cristobalite, e no mercado de qualidade superior”, segundo as palavras de Manuel Pinheiro.
80% para exportação – de Rio Maior para o Mundo
Desta produção, cerca de 80% destina-se à exportação,donde se destaca Espanha, Itália, Reino Unido, França, Turquia, China, Índia, Marrocos, Argélia, Angola, Moçambique, Estados Unidos da América, Israel, Brasil e Argentina.
Extraída do areeiro de Via-Vai, em Rio Maior, esta cristobalite alimenta as indústrias do vidro (plano e de embalagem), cristalaria, cerâmica, fundição, tintas, silestone, agricultura, ração animal, cimenteira, cosmética e construção civil.
O processo de transformação desta matéria-prima ocorre na Unidade de Tratamento Térmico, num forno circular rotativo com 50 metros de comprimento, onde a areia siliciosa de elevada pureza é submetida a um processo de calcinação, a cerca de 1500 graus celsius.
O Grupo PARAPEDRA, que engloba também a Sifucel, faturou 80 milhões de euros em 2024, tem ao seu serviço mais de 300 colaboradores diretos, e outros tantos indiretos, nas suas várias Unidades de Extração, Produção, Controlo, Investigação & Desenvolvimento e Gestão, nos municípios de Rio Maior, Alcobaça, Santarém, Caldas da Rainha, Alcácer do Sal, Grândola, Porto de Mós e Pombal.
Manuel Pinheiro (à esquerda) e o Secretário de Estado João Rui Ferreira, quando usavam da palavra
[Imagens: Parapedra, RRM]