O vento abranda, mas não deixou de trazer uma massa de ar polar que se instala sobre Portugal Continental nestes dias e que terá mais impacto no interior Centro e Norte.
E é normal ser assim nesta época.
As temperaturas irão baixar, de forma significativa, em vários distritos, pode haver a ocorrência de chuva, numa semana típica de inverno.
Neste próximo sábado há a probabilidade de alguma chuva e no domingo, regressa o tempo soalheiro, mas com os termómetros em baixo.
São as regiões do litoral que podem ter temperaturas mais amenas, já que a frente fria afeta sobretudo o interior da Península Ibérica.
Em toda a faixa litoral, de Viana do Castelo ao Algarve, as máximas vão variar entre os 13 ºC e os 16 ºC.
A cidade mais fria será Bragança, onde a mínima não ultrapassará os 0 ºC, com Vila Real e Guarda em mínimas a não superar os 2 ºC.
A Sul, Beja não escapa e só chegará aos 3 ºC, a contrastar com Faro que será a cidade mais quente, com a temperatura máxima a atingir os 17 ºC, e a mínima de 9ºC.
É de salientar que em toda a faixa litoral, de Viana do Castelo ao Algarve, as máximas vão variar entre os 13 ºC e os 16 ºC.
Assim, a norte do tio Tejo, é expectável que ocorra alguma precipitação, com neblina matinal nas regiões do litoral e geada nas regiões do interior.
No domingo, dia 15, de uma forma geral o Sol vai brilhar em todo o território continental, com as temperaturas mínimas a voltarem a registar uma descida considerável.
Rio Maior: frio e (talvez) chuva
Na região de Rio Maior, hoje e amanhã 3ºC serão a temperatura mínima prevista, subindo para 6ªC no sábado, e 7ºC no domingo.
As máximas andarão entre os 14ºC de amanhã, 15ªC no sábado e 16ºC no domingo.
A probabilidade de chuva é de 45%, nesta 6ª feira, diminuindo para a casa dos 15 a 26% depois, até 5ª feira da próxima semana onde já atinge os 77%.
Com o Natal à porta, é tempo dele…!
[Fonte e Imagens: IPMA, Meteored]