Rio Maior: inaugurada Feira da Cebola com metade dos ceboleiros

Na 5ª feira abriu portas ao público a Feira Nacional da Cebola – FRIMOR, na sua edição de 2024, e continua até este domingo.

Para inaugurar, foi anunciado o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura (natural do Distrito – Ourém), mas acabou por ser o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares Carlos Abreu Amorim, que esteve presente e fez as honras.

Nos discursos da inauguração, destaque para Filipe Santana Dias, Presidente da Câmara de Rio Maior, que referiu que quando assumiu funções na Câmara, como vice-Presidente em 2017, os ceboleiros eram 30 e hoje, nesta edição de 2024, são apenas 15.

Uma quebra de 50% que, na sua opinião, se deve à má política do anterior Governo, para o setor da agricultura, que não soube captar jovens para este setor primário.

O Secretário de Estado Carlos Abreu Amorim, pegando nestas palavras, referiu que o País se encontra tecnicamente em pleno emprego, com uma taxa de desemprego aproximada dos 6%, mas onde cerca de 25% destes desempregados são jovens, sem qualquer atividade, e que poderiam ser atraídos para o mundo agrícola, por exemplo.

Referiu ainda a importância deste setor para a realidade nacional, desde logo quanto à segurança alimentar onde, referiu, não podemos estar só dependentes das importações.

Ainda Vitor Marques, Presidente da Câmara de Caldas da Rainha, trouxe o assunto da nova NUT (a criação da nova Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional que junta a Lezíria do Tejo e o Oeste) e da sua importância para esta região.

Políticas á parte, no início e pelo meio, tempo para ouvir Manel Antunes, participante no The Voice Portugal, acompanhado por Eduardo Marques ao piano.

Tempo também para Carlos Abreu Amorim receber um cabaz de produtos locais ofertados pelos produtores presentes na Feira, em exposição.

De seguida fez-se o tradicional percurso pelos stands dos ceboleiros e por todos os outros espaços existentes na Feira, dentro e fora do Pavilhão Multiusos, não sei antes ser entregue ao Secretário de Estado um generoso cabaz de produtos locais, oferta dos produtores locais patentes nos stands expositores.

     

     

A Feira Nacional da cebola está patente até este domingo, dia 1 de setembro, e se exibiu ontem os SIM SENHOR, seguidos da cantora NENA, com o DJ VASSALO a fechar a noite, hoje é dia de TRIGLODITAS, e antes do DJ NUNO REMIX atuar, sobem ao palco os GNR.

O domingo apresenta um Festival de Bandas Filarmónicas, onde desfilam as da casa, Banda de São Sebastião e Banda da Vila da Marmeleira, recebendo as visitantes Bandas de Alvorninha e Marialva de Cantanhede.

Quanto à Taça de Portugal de Paraquedismo, prevista para sábado e domingo, foi cancelada devido às condições climatéricas esperadas e que não são favoráveis ao desempenho dos paraquedistas.

 

 

 

 

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments