Rio Maior: Mina com Secção reabilitada

O projeto cívico de salvaguarda e musealização do património mineiro de Rio Maior entrou no passado dia 14 de junho numa nova fase com a assinatura do contrato de empreitada para a execução de obras de reabilitação da antiga secção de trituração da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal, celebrado entre a EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, e a empresa JM Bernardes & Filhos Lda.

As obras em curso concretizam o objetivo fundamental que presidiu à criação da EICEL1920 em 2010: a salvaguarda e musealização da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. O processo de estudo e salvaguarda do património mineiro de Rio Maior, iniciado em 2004 pelo Presidente da Direção da EICEL1920, Arquiteto Nuno Rocha, e consubstanciado em tese de Mestrado apresentada ao Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2010, vem mobilizando desde então a comunidade riomaiorense em defesa de um património definidor da identidade local.

O trabalho realizado pela EICEL1920 desde a sua constituição mereceu o reconhecimento das entidades oficiais e da comunidade científica. Em 2013, o Município adotou as propostas da EICEL1920 para o Património Mineiro no Plano Estratégico de Desenvolvimento de Rio Maior. No mesmo ano, a Assembleia Municipal de Rio Maior aprovou um Voto de Louvor à EICEL1920. Em 2014, a fábrica de briquetes foi inventariada no Registo DOCOMOMO Ibérico – A Arquitectura da Indústria, sob proposta da EICEL1920. No dia 19 de Julho de 2019, a Assembleia da República aprovou o Projeto de Resolução nº 2241/XIII/4.a (PCP), recomendando ao Governo que adote o procedimento necessário para a classificação do conjunto edificado composto pela fábrica de briquetes e plano inclinado da Mina do Espadanal, em Rio Maior, enquanto Património de Interesse Público.

Antes, no âmbito das Comemorações do Centenário da Mina do Espadanal, a Câmara Municipal de Rio Maior e a EICEL1920 haviam celebrado, a 28 de Janeiro de 2017, um Protocolo de Colaboração e um Contrato de Comodato para cedência do edifício da antiga secção de trituração da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal, com o objetivo de esta associação ali instalar a sua sede e desenvolver atividades no âmbito do seu objeto social. O Protocolo e o Contrato de Comodato referidos foram renovados a 21 de novembro de 2019.

O projeto de restauro e musealização do edifício, desenvolvido a título gracioso pelo Presidente da Direção da EICEL1920, Arquiteto Nuno Rocha, insere-se numa proposta de recuperação faseada do complexo mineiro do Espadanal. Numa primeira fase instalar-se-á um núcleo museológico no qual será feita uma leitura integrada do património geológico e das evidências patrimoniais da atividade mineira e da indústria extrativa disseminadas pela região, e a apresentação da História do Couto Mineiro do Espadanal.

Tendo em vista a futura dinamização de um Museu Mineiro, e a inserção do projeto nas redes internacionais de defesa e valorização do património cultural, a EICEL1920 promoveu a criação do Clube UNESCO para o Património Cultural, cujo protocolo de constituição foi celebrado a 23 de novembro de 2019, e que ficará definitivamente instalado na antiga fábrica de briquetes. Este reconhecimento do projeto ao mais alto nível, potenciou a obtenção de fundos para a realização da obra de restauro da antiga secção de trituração da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal, no valor de cerca de cento e vinte mil euros, através de apoios concedidos pelos cidadãos beneméritos Sra. Chen Yanhong e Dr. Chau Seng Chon, obtidos por intermédio da Secção para o Intercâmbio Cultural Luso-Asiático do Clube UNESCO para o Património Cultural, coordenada pelo Sr. Leong Fu Cheong.

A concretização desta obra dotará o concelho de Rio Maior de um equipamento cultural longamente ambicionado pela comunidade riomaiorense, preservando e valorizando a memória da importante indústria mineira desenvolvida na região durante o século XX, e constituirá um centro para o intercâmbio cultural Luso-Asiático integrado na Rede de Clubes e Associações UNESCO.

O Presidente da Direcção da EICEL1920, Arquitecto Nuno Rocha, com os cidadãos beneméritos Sra. Chen Yanhong e Dr. Chau Seng Chon, e o Coordenador da Secção para o Intercâmbio Cultural Luso-Asiático do Clube UNESCO para o Património Cultural, Sr. Leong Fu Cheong.

Jardim de Lou Lim Ioc, Macau, 29 de Janeiro de 2024.

 

[Imagens: EICEL1920, Fundación Docomomo Ibérico]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments