A Escola Secundária de Rio Maior entregou ontem os Diplomas de Mérito e de conclusão do Ensino Secundário.
A Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior, realizou ontem a sua Cerimónia de entrega dos Diplomas de Quadro de Mérito e de conclusão do Ensino Secundário.
Numa sala cheia, de alunos, familiares, amigos e convidados passaram pelo palco todos aqueles que se distinguiram no ano letivo de 2022 / 2023, no mérito desportivo, no valor ou na excelência.
Estas categorias abarcam os alunos que se evidenciaram nos estudos, mas também nos valores e atitude, na ajuda a outros alunos e na atividade desportiva.
Nas palavras de Albino Frazão Correia, Diretor de Escola, “o desafio está no apelo do futuro”. Ainda “para além da escola, façam uma viagem, reconstruam um carro, usem uma prancha, façam política, dediquem-se a uma associação…”, transmitindo que a escola é um instrumento da vida e a vida é composta pelo todo.
Referiu-se ainda aos 99 anos do ensino secundário em Rio Maior, de que esta escola é herdeira, ostentando o nome do seu percursor Augusto César da Silva Ferreira, depois de uma proposta arrojada do então Vereador na Câmara Alberto Ferreira Goucha, que a 14 de abril de 1924 propôs a criação da Escola Comercial de Rio Maior.
Tempo ainda para Luciano Vitorino, presidente do Conselho Geral, evidenciar as dificuldades presentes na carreira docente e as causas que têm alimentado a sua luta recente.
A Escola Secundária tem hoje cerca de 1 400 alunos, 14% dos quais de outras nacionalidades, onde se destaca o Brasil.
Foram 150 os alunos que no passado ano letivo de 2022 / 2023 saíram da Escola, com a formação completa, e quase todos seguiram para o ensino superior.
O mérito do ensino básico e secundário, e os seus melhores alunos, tiveram ali o seu momento.
A animação foi da responsabilidade da Academia de Música e dança de Rio Maior.