A Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, com o nome deste seu patrono desde 1997, considerando o grande contributo que deu ao ensino em Rio Maior e por ter sido o principal dinamizador para a criação da então Escola Comercial Municipal, assinalou os 100 anos (1924-2024).
A máquina de escrever que podemos ver à esquerda, de marca “Underwood” foi a primeira que a Escola Comercial Municipal de Rio Maior teve, comprada pela Câmara Municipal em 1925, e que custou 1 000$00 (mil escudos).
Já a máquina na direita da fotografia, uma “Remington”, pertenceu ao professor Augusto César da Silva Ferreira, um dos Fundadores do Ensino Comercial em Rio Maior, sendo seu professor, entusiasta e dirigente. E, de forma gratuita.
Com a exibição destas relíquias, e outras, uma Cerimónia a marcar a data, a placa comemorativa e a inauguração do Centro Tecnológico Especializado de Informática, a Escola Secundária de Rio Maior, com o nome do Dr. Augusto César da Silva Ferreira, assinalou o Centenário do Ensino Secundário em Rio Maior.
A primeira bandeira da Escola Comercial Municipal e uma lembrança dos 100 anos distribuída aos presentes
100 anos de progresso e transformação
1,2 M € em equipamentos tecnológicos
Decorreu na passada 6ª feira, em plena “Sala Polivalente da Escola”, na presença de Entidades Oficiais, Professores, Alunos, Funcionários, Pais e Encarregados de Educação e Convidados. Uma sala cheia.
“100 anos de progresso e transformação” nas palavras de José Albino Frazão Correia, Diretor da Escola, nas suas palavras iniciais, antes de se passar ao descerrar da Placa Comemorativa e à inauguração do Centro Tecnológico Especializado de Informática, fruto de uma Candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que atribuiu à Escola uma verba de cerca de 1,2 milhões de euros para equipamentos tecnológicos de formação e trabalho agora à disposição dos alunos.
Tudo isto numa trabalho liderado pelo professor Alexandre Faria, com a colaboração de Colegas.
Se a Escola Comercial Municipal iniciou a sua atividade em 1924 com 13 alunos, com apenas 1 menina, a Escola Dr. Augusto César da Silva Ferreira tem hoje quase 1500 alunos, em todos os seus ciclos e áreas, de várias nacionalidades e, para além da Escola em Rio Maior, estende-se aos Estabelecimentos Prisionais de Alcoentre e Vale de Judeus, onde funciona a Formação e a Educação de Adultos e Ensino Secundário Recorrente.
Alunos da Escola brindaram os presentes com a alusão a Luís de Camões, neste ano dos seus 500 anos de nascimento
Aspeto de alguns equipamentos do Centro Tecnológico de Informática, Alexandre Faria e Albino Correia [Imagem: ESDCASF]
A presença do Diretor, ex-Diretores e Presidentes do Conselho Diretivo (designação anterior) da Escola Secundária, no momento do descerramento da placa alusiva ao Centenário
O momento dos Parabéns e do bolo de Aniversário [Imagem: ESDCASF]