O traçado da Linha Ferroviária de Alta Velocidade (LAV) entre Porto e Lisboa, que cruza Rio Maior, está em Consulta Pública até 21 de março (http://participa.pt/).
Estão previstas duas Sessões de Esclarecimento, em Azambuja a 13 de março e em Leiria a 14 de março, sujeitas a inscrição prévia (participa.pt).
Região de Rio Maior foi consultar os documentos e, em traços gerais, deixamos aqui alguns apontamentos:
Entre uma solução A (a verde nos mapas) e solução B (a vermelho nos mapas), a Linha de Alta Velocidade que cruza os Municípios desta zona Oeste, entre Leiria e Carregado, é uma sucessão de túneis, viadutos e pontes.
Mexe, desde logo, com outras estruturas já existentes, como seja a A8, a A15, o IC2, IC9 e a Linha do Oeste (Ferrovia).
Percorrendo as hipóteses de Linha, de Norte para Sul, a Norte de Rio Maior, na Freguesia da Benedita, a solução A prevê três túneis seguidos, ao passo que a solução B, que passa mais no interior do território, opta por um túnel (Cabeço da Moita) e dois viadutos (Moita do Poço e Moita do Gavião).
Já em Rio Maior, a solução A “morde” apenas o território do Concelho a Oeste, num troço Senhora da Luz – Abuxanas – Ribeira da Amieira, onde “entra” 3 vezes no Concelho, saindo logo a seguir para Caldas da Rainha e Cadaval.
Aqui, temos três viadutos (Senhora da Luz, A15 – Bairradas, Abuxanas) e uma ponte (Ribeira da Amieira).
Pelo meio, um outro viaduto em Bairradas, mas já nas Caldas da Rainha, e um outro na Serra, no Cadaval.
A solução B, anda mais pelo meio do território e já exige quatro viadutos (Senhora da Luz, Charneca do Meio, A15, IC2 – Amieira, e uma ponte – Ribeira da Amieira.
O projeto contempla vários Postos de Ultrapassagem e Estacionamento de Comboios (PUEC) ao longo da linha (Soure-Carregado), e nesta zona, em ambas as soluções, está previsto um.
Na solução A (a verde), esta instalação situa-se mais a Norte, na zona da Senhora da Luz, caso se siga a opção B (a vermelho), ela já vai estar na zona de Asseiceira.
Este PUEC, é uma instalação de apoio que permite o estacionamento, cruzamento e ultrapassagem dos comboios, quando circula na mesma linha ferroviária tráfego de natureza diversa e com velocidades de circulação diferentes.
Na prática, o comboio para ali alguns momentos, numa espécie de bolsa, para permitir a ultrapassagem de outro.
Como a Linha será de uso exclusivo para passageiros, presumimos que se preveja aqui circulações técnicas de comboios e a ultrapassagem de composições, quando for o caso.
[Fonte e Imagens: APA, CP, CMEspinho]