Ontem, dia 1 de outubro e o Dia Mundial da Música, a Filarmónica de São Sebastião (Rio Maior) iniciou a sua tournée pelos Coretos do Concelho.
Tournée pelos Coretos do Concelho
Segundo o Maestro, David Ferreira, são 5 os Coretos de Rio Maior: São Sebastião, Fráguas, Azinheira, Vila da Marmeleira e Fonte da Bica.
Destes, Vila da Marmeleira e Fonte da Bica têm a sua cobertura em metal, os demais são de cimento.
A Filarmónica de São Sebastião iniciou esta “volta” pelo seu próprio Coreto, onde a Banda tocou pela 1ª vez a 6 de julho de 1986 e onde regressam hoje após alguns anos de ausência.
Ainda nas palavras do Maestro, a Banda tinha sido fundada a 11 de agosto de 1984, naqueles 2 anos de atividade ainda não tinham grande repertório pelo que apenas “sabiam uma peça, o Sol Mi. Mas as pessoas gostaram tanto que a tocaram 3 vezes…”.
O Jardim da Graça abriu o Concerto
Hoje é diferente e a abertura deu-se com “Jardim da Graça” (de Álvaro Reis) oferecendo aos presentes um magnífico Concerto, em tarde quente de outono.
Este projeto do “Coreto Vivo” pretende levar vida aos Coretos do Concelho, é apoiado pela Direção Geral das Artes e aguarda-se a marcação das próximas datas de atuação e do próximo Coreto a ganhar vida.
No local houve ainda os tradicionais “comes e bebes” cuja venda reverteu a favor da Escola de Música desta Banda Filarmónica, que mantém as inscrições abertas e para alunos de todas as idades.
Tempo ainda para homenagear com uma Marcha o “Maestro-emérito” daquela Filarmónica, Manuel da Conceição Duarte Pereira, presente na audiência.
Os dias 1 todos comprometidos na Agenda
Estes dias 1 continuam comprometidos na Agenda, se neste dia 1 de outubro foi assim, no próximo dia 1 de novembro dá-se o Dia da Banda e dos Sócios, onde está marcada a festa e novo Concerto, com a Banda da Vila da Marmeleira como convidada, que acontece em São Sebastião.
No dia 1 de dezembro há deslocação a Lisboa para descer a Avenida da Liberdade em direção aos Restauradores, onde irão participar no Dia da Restauração, Feriado Nacional.
Deixamos aqui algumas imagens e um “cheirinho” em vídeo:
Banda_São_Sebastião_Coreto_Vivo
Os preparativos do Concerto do Coreto Vivo
A audiência do Concerto
[imagens: RRM]