O SAL E FLOR DE SAL DE RIO MAIOR já têm Denominação de Origem Protegida (DOP), encontrando-se agora em fase de certificação de produtos
Depois de no dia 8 de julho se ter realizado nas instalações da Cooperativa dos Produtores de Sal de Rio Maior uma reunião de apresentação e discussão do tema da certificação e das suas implicações no futuro do sal de Rio Maior, foi realizada outra a 12 de agosto, na sede da mesma Cooperativa, e assinou-se o documento “PROTECÇÃO DO SAL, DAS SALINAS E DOS SALINEIROS – Protocolo dos Produtores de Sal – “Compromisso para a Qualidade””.
As reuniões foram concorridas e abertas a todos os salineiros, produtores e seus representantes.
O protocolo foi assinado pelas entidades presentes: a Cooperativa dos Produtores de Sal de Fonte Salina de Rio Maior, CRL e a empresa Salarium/Salprom, Lda., representando mais de 90% dos produtores de sal e dos salineiros, ao qual deram a sua concordância.
Através desse protocolo decidiu-se ainda implementar um conjunto de regras e normas que fazem parte do caderno de especificações da certificação do Sal e da Flor de Sal de Rio Maior. Estas entidades, produtores e salineiros ficam assim vinculados a um compromisso para a qualidade do Sal de Rio Maior.