A Freguesia de São Sebastião (Rio Maior) comemorou os seus 40 anos de fundação.
A data aconteceu a 16 de maio, 40 anos depois do 16 de maio de 1984, quando a Assembleia da República aprovou a Lei, mas foi comemorada neste sábado, dia 18, com a população entidades e convidados.
Na sede daquela Junta a sala estava cheia e houve lugar a homenagens de reconhecimento a ex-autarcas, da Junta e da Assembleia, a discursos e a pedidos de melhorias para a Freguesia.
Nas palavras de Cátia Agostinho, a atual Presidente da Junta de Freguesia, ficou patente o agradecimento à banda Filarmónica de São Sebastião, como exemplo de todo o Associativismo local, referida porque também comemora este ano os seus 40 anos.
Ainda, uma referência à união das gentes da Freguesia onde “… somos os mais pequenos, mas os mais bairristas e os que mais lutam pela sua Terra…”.
Apelou, ainda, para que os jovens que saem da sua Freguesia e vão estudar, possam regressar um dia e trazer conhecimento e iniciativa que os ajude a desenvolver a sua terra natal.
No seu discurso, o pedido para que a localidade seja dotada de melhores vias e de rede de fibra ótica, para que a internet chegue em condições, um fator decisivo na fixação de jovens e desenvolvimento da atividade da população, nas suas palavras.
Um sonho que já vinha desde a década de 60
Na homenagem aos Fundadores da Freguesia, ficou patente o desejo da então localidade de Cabos ser Freguesia.
Já em meados da década de 60, do século passado, Manuel Carvalho tinha tentado e dado passos para estabelecer uma Freguesia… mas não havia Lei que o permitisse.
20 anos depois, e por iniciativa de Silvino Sequeira, então Deputado à Assembleia da República (que não esteve presente por motivos pessoais), e porque já havia enquadramento legal, foi proposta e aceite a Freguesia de São Sebastião.
Por entre todos os homenageados e autarcas, destaque para o 1º Presidente da Junta de Freguesia, Avelino dos Santos, e a “declamação da história da criação da Freguesia” em poema, pelo autor José Bernardino.
Ainda este a lembra a figura de José Baptista Ferreira, na altura Presidente da Junta de Fráguas, de onde foi desanexada São Sebastião, e que “não se opôs a toda a papelada” necessária à criação da nova autarquia.
Assim, e a partir de agora, os Fundadores da Freguesia, Custódio Nazaré, José Carvalho Bernardino, Fernando Costa e Manuel Carvalho, passam a estra na Galeria de Retratos.
Tal como, Ezequiel Estevão e Albertino Lopes, passam a ter a fotografia na Sala Principal da Sede de Freguesia, como ex-Presidentes da Assembleia e da Junta, respetivamente.
O momento solene foi seguido do “Bolo de Parabéns” e do Convívio para toda a população, na Sede da Associação de Melhoramentos, animados pela banda Filarmónica de São Sebastião e antes da atuação da Banda Bico D’Obra, que prolongou o fim de tarde.
Missa, Romaria ao Cemitério e Passarinhos dos Cabos
As Cerimónias desta tarde incluíram, no início, uma Missa e Romaria ao Cemitério para lembrar todos os Fundadores e Sebastianenses falecidos, ainda com uma visita à Exposição “Dos Passarinhos até Hoje…”.
Esta Exposição, patente na sede da Banda Filarmónica, descreve os seus 40 anos de existência, com referência ao primeiro grupo musical a existir, percursor da Banda, “Os Passarinhos dos Cabos”.
Os tratores, as primeiras obras e a primeira mulher
Muitas foram as histórias contadas e por contar, como as curiosidades e factos descritos.
José Carvalho Bernardino, o 3º Presidente da Junta, trouxe-nos a “História da Criação da Freguesia em Verso”, donde extraímos:
“Apresentaram-se no Governo Civil,
Com a firme convicção,
Que com os eus argumentos,
Ele lhes daria razão.
Éramos uma Terra dinâmica,
Com pessoas trabalhadoras,
Já tínhamos 5 tratores,
E 2 máquinas debulhadoras”
Avelino dos Santos, foi o 1º Presidente da Junta, da recém criada Freguesia, e descreveu como as primeiras obras executadas, o asfaltamento de 2 estradas, o Cemitério e o início do abastecimento de água, uma carência da população em 1984.
Dina Bernardino foi a primeira mulher Presidente da Junta de Freguesia, também aqui homenageada, como todos os demais.
E, para finalizar, Região de Rio Maior não pôde ficar indiferente a esta iguaria tradicional da Freguesia e sempre presente nas Tasquinhas de Rio Maior, os Parrameirinhos…
Parabéns à Freguesia!