São Sebastião homenageou o seu Santo

O dia não estava para muitas festas, com frio e chuva, mas não foi por isso que a população de São Sebastião (Rio Maior) deixou de homenagear o Santo que lhe deu nome à terra e os protege durante o ano.

Celebrada a Missa pelo Padre Leonardo de Sales, e preparados os andores, concluiu-se que a Procissão não teria lugar, porque as condições climatéricas não o permitiram, e a homenagem aconteceu ali mesmo na Capela de São Sebastião.

Entra a Banda Filarmónica local e ali interpretou algumas das peças e o hino, destinados ao percurso.

Durante a Cerimónia, tempo ainda para ser lembrada a tradição deste dia nos tempos imemoriais daquele lugar, onde “neste dia não se lavava a roupa, nem se punha a estender, e guardava-se o dia do campo…

A população assinalava assim este dia, pedindo a proteção do São Sebastião para as suas vidas e culturas agrícolas, começando depois a celebrá-lo com Festa, onde os Andores encimavam o São Sebastião, Nossa Senhora, Santa Ana e o Anjo Gabriel.

Como adornos, “as flores das piteiras, avermelhadas, para o São Sebastião, goivos brancos para Nossa Senhora, camélias rosa para Santa Ana e rosas, da sua cor, para o Anjo Gabriel”.

No final, uma deslocação até à Sede da Associação local, onde houve petisco, Banda filarmónica e lareira acesa para aquecer a alma… e os pés.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments