Segundo o IPMA será esta tarde e com pico até às 18.00 horas que o “sistema convectivo de grande dimensão” entrará em Portugal Continental.
Pelas imagens de satélite colhidas e convertidas em previsão, entrará pela lado oeste (SW em direção a NE) passando ao largo de Rio Maior. Se hoje estão previstos 18ºC de temperatura máxima e 13ºC de mínima, a tendência é de descida até 6ª feira, até aos 15ºC de máxima e 7ºC de mínima.
Até ao momento, para além da degradação das vias de comunicação devido ao tráfego com chuva intensa e já sinalizado em Asseiceira, alguns episódios de galgamento de margens de ribeiras e arrastamento de terras para as estradas e bermas, a Proteção Civil aponta apenas um episódio em aberto, com limpeza da via e sinalização de perigo, na Rua Combatentes do Ultramar, entre Cabeça Gorda e Vale da Rosa (São João da Ribeira).
Dá-se um “sistema convectivo” quando há uma forte instabilidade atmosférica, movimentos verticais ascendentes e elevado conteúdo de humidade na baixa troposfera (a camada mais baixa da atmosfera terrestre – que vai do solo até 12 kM de altura).
Daqui saem trovoadas e aguaceiros fortes, que pode trazer granizo, ventos fortes que podem exceder os 90 kMh, em rajadas.
Podendo, evite andar na rua, mantenha-se no interior de edifícios e em caso de circulação na estrada tenha muita atenção a lençóis de água e a presença de terras na via e bermas.