Abriu a maior sala de abate de porco ibérico da Extremadura
Inaugurado há 2 semanas em Zafra (Badajoz), o “Complejo del Ibérico de Extremadura” (CIBEX), é a maior sala de abate de porco ibérico desta região autónoma espanhola.
As novas instalações CIBEX, equipadas com tecnologias modernas e sistemas de rastreabilidade, permitirão a obtenção de certificações que abrirão novos mercados para os produtos de carne de porco ibérica.
Tem uma elevada eficiência energética e otimização do uso dos recursos, além de contar com adequadas condições de bem-estar animal.
Esta iniciativa é resultante da colaboração de sete empresas do setor e será um elemento-chave da industrialização da Extremadura, a região com o maior número de suínos ibéricos, com 36 % do número total de animais desta raça.
Nobre Alimentação faz parte
Destas sete empresas fazem parte as Cárnicas Villar (Costa Food Group), Estirpe Negra (Argal), GAM Family, Montesano, Señorío de Montanera, Ibercom Cooperativa e a Campofrio, do grupo mexicano Sigma, onde se insere a Nobre Alimentação, de Rio Maior.
A unidade de Rio Maior passará assim a receber peças de carne para transformar também vindas daquele centro de abate.
O investimento é de cerca de 23 milhões de euros, dos quais 6,2 milhões de euros correspondem à ajuda ao desenvolvimento rural, atribuído pela Região da Extremadura.
Com esta iniciativa serão criados cerca de 200 empregos diretos e a prazo cerca de 800 indiretos.
O CIBEX, matadouro de porco ibérico, é apontado como um dos mais importantes da península, com 16 mil m² construídos, 25 mil m² urbanizados.
A instalação terá capacidade para abater 320 suínos, por hora, embora os promotores do projeto nunca tenham contemplado esse pico de atividade numa primeira fase, mas sim, três anos após o seu arranque.
A última previsão era poder abater cerca de 142 mil animais no seu primeiro ano (50% da capacidade da unidade), que um ano depois aumentará para 213.750 (75%) até atingir o pico máximo, no horizonte 2025-2026, com 285 mil animais, o que significa 37.620 toneladas de carne processada.