E se os supermercados fecharem ao domingo?
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) levantou o ano passado a hipótese da redução de horários para poupar energia.
Na passada semana o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) avançou com uma recolha de assinaturas para o encerramento do comércio aos domingos e feriados.
A iniciativa tem como objetivo legislar para que os estabelecimentos comerciais funcionam apenas de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, permitindo o descanso ao domingo.
“Os trabalhadores que saem à meia-noite nos centros comerciais não conseguem acompanhar os filhos e, em muitos casos, a essa hora já não têm transportes para ir para casa“, disse Márcia Barbosa, da direção executiva do CESP.
Portugal é um dos únicos países da Europa onde se praticam estes horários sendo que na maioria da Europa, aos feriados e domingos, só mesmo algumas lojas de conveniência estão abertas.
Não estar preocupado com o dia da semana para ir comprar, ou o hábito de fazer as compras da semana ou do mês ao domingo ou feriado, pode ser uma realidade que não existirá daqui a uns tempos.