Tejo inunda com água das barragens

A Proteção Civil de Santarém acionou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível de Alerta Azul, o mais baixo, “por prevenção e precaução” devido à subida das águas.

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém acionou o Plano após reunião de avaliação dos caudais do rio Tejo, que ultrapassaram os 1 500 metros cúbicos por segundo (m3/s).

 

Inundações devido às descargas das barragens

As barragens de Castelo do Bode, Fratel e Pracana, estão a atingir o seu limite de retenção e, por segurança, começaram a debitar mais caudal “para aliviar a sua pressão”.

Desta forma o nível do Tejo subiu e tem causado inundações de algumas zonas ribeirinhas, levando até ao resgate de três pastores nas margens deste rio, na zona de Alvega (Abrantes).

A Proteção Civil aponta a “precipitação que se tem sentido em Portugal”, e as “descargas das barragens e afluentes da bacia hidrográfica do Tejo” como os fatores que geraram um “aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo e seus afluentes”.

O Alerta Azul é o mais baixo de uma escala de quatro, prevendo-se ainda um aumento dos caudais debitados pelas barragens, o que poderá complicar um pouco mais o cenário.

 

O apelo à “população ribeirinha” para proteger pessoas e bens

A Proteção Civil pede à população para retirar das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens, retirar os animais para locais seguros, não atravessar, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas, e que desenvolvam as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens.

De acordo com a informação dos Comandos Sub-Regionais da Lezíria do Tejo e Médio Tejo, que estão a monitorizar a situação, até ao momento registaram-se constrangimentos no município de Constância, com a submersão de parte do parque de estacionamento junto ao Rio Zêzere, no município da Barquinha, com a submersão do parque de estacionamento de Almourol, e no município de Torres Novas, com a Estrada das Cordas submersa.

Embora o céu apresente alguma nebulosidade o IPMA não prevê precipitação para esta semana nas zonas mais interiores, o caso de Rio Maior, referindo apenas alguma chuva junto à Costa Oeste e a Norte.

A temperatura está com tendência de subida, estabilizando a máxima nos 20-21ºC e a mínima nos 7-8ºC.

Descarga na Barragem do Fratel, rio Tejo

 

[Imagens: IPMA, FG-Youtube]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments