Neste Domingo de Páscoa a Torre Eiffel, em Paris, comemora 135 anos de abertura ao público, esta Torre que é irmã de muitas outras obras em Portugal.
Abriu em 1889, tem 330 metros de altura e é visitada por quase 7 milhões de pessoas por ano
A Torre Eiffel é uma torre de treliça de ferro forjado no Champ de Mars, em Paris, (França) e tem o nome do engenheiro Gustave Eiffel, cuja empresa a projetou e construiu.
Em Paris, é conhecida por “Dama de Ferro” (La Dame de Fer), e levou 2 anos a construir (de 1887 a 1889), sendo a peça central da Exposição Universal de 1889 de Paris.
Inicialmente foi muito criticada por alguns dos principais artistas e intelectuais franceses pelo seu design, custo e oportunidade, mas tornou-se um ícone cultural global da França e uma das estruturas mais reconhecidas do mundo.
A Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo, com quase 7 milhões de visitantes por ano.
Foi designado como Monumento Histórico em 1964 e foi nomeado parte do Património Mundial pela UNESCO, em 1991.
A torre tem 330 metros de altura, aproximadamente a mesma altura de um edifício de 81 andares.
Foi aberta ao público a 31 de março de 1889, faz este Domingo de Páscoa 135 anos.
Gustave Eiffel, em 1888
Gustave Eiffel morou em Barcelos entre 1875 e 1877
Em Portugal há mais de 80 projetos com assinatura de Gustave Eiffel, sobretudo no norte do país, Eiffel que chegou a viver em Barcelos entre 1875 e 1877, precisamente para acompanhar as suas obras.
A Ponte Dona Maria Pia, em 1876, e que permitiu a ligação ferroviária entre Lisboa e o Porto, é um dos mais conhecidos exemplos.
Eiffel assinou ainda, na segunda metade do século XIX, a construção da Ponte rodoferroviária de Viana do Castelo, mas também a Ponte sobre o Coura, em Caminha, os viadutos de Tâmega e Vila Meã na linha do Douro e as pontes de Cávado, Neiva, Lima e Âncora, na linha do Minho.
O engenheiro francês deixou uma presença forte em Portugal, e mesmo não tendo projetado outras obras, encontramos influências do seu estilo e da sua inovação no Elevador de Santa Justa, em Lisboa, ou na Ponte de D. Luís, no Porto, por exemplo.
Esta ponte portuense ficou famosa por ter o maior arco em ferro até então construído e foi projetada por um dos melhores engenheiros da firma Eiffel, Théophile Seyrig, que já tinha colaborado com Eiffel na Ponte Maria Pia.
Ainda hoje é possível visitar o gabinete de Gustave Eiffel no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto.
Ponte D. Maria Pia, Porto
Gabinete de Gustave Eiffel, Palácio da Bolsa (Porto)
[Imagens: Eiffel Tower Tickets, Wikipédia, Infraestruturas de Portugal, Associação Comercial do Porto]