Um novo livro: Crónicas com Cultura, de João de Castro

     

João de Castro lançou o livro “Crónicas com cultura” que reúne muitos dos seus artigos publicados no semanário Região de Rio Maior, desde 2003, e também outros artigos publicados em Coimbra, no semanário Campeão da Província.

 

Ficar mais rico e enriquecer os outros

“… temas locais e regionais que, após pesquisa, me enriqueceram culturalmente, sendo essa também a intenção relativamente aos leitores daquele semanário, maioritariamente meus conterrâneos. Se o consegui, ficarei muito satisfeito.”, escreve João de Castro no seu prefácio.

Desde “Rio Maior dos nossos Pais – Relato histórico dos anos 40”, a “A Taberna – um espaço social”, passando por “As Bandas Filarmónicas: contribuição para o seu conhecimento histórico”, este livro agrupa 80 artigos seus e alguns sobre si, sobretudo enquanto Diretor de vários  Estabelecimentos Prisionais, atividade que ocupou grande parte da sua vida.

A realidade das Cadeias portuguesas, factos históricos e sociais de Rio Maior, Nazaré, Coimbra, Lisboa, Caldas da Rainha, Alcobaça, Alcoentre… as tradições e os costumes, a toponímia, a cultura, constam dos seus apontamentos, que organizados saíram da sua pena, em textos, que outrora publicados nos jornais Região de Rio Maior e Campeão de Coimbra (versões impressas), agora são partilhados neste livro “Crónicas com cultura”.

Como se pode ler na breve entrevista (na próxima publicação) este livro “… é um legado a Rio Maior (…) e aos seus conterrâneos”, que o autor muito estima.

João Pulquério Antunes de Castro, nasceu em Rio Maior a 23 de março de 1943, é licenciado em Direito, pela Universidade de Coimbra, foi Subdelegado e Delegado do Procurador da República, em Rio Maior e Marinha Grande, tendo depois exercido as funções de Diretor em vários Estabelecimentos Prisionais, passando ainda pela Direção de Serviços Informáticos do Ministério da Justiça.

Foi ainda vice-Provedor e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.

 

Crónicas com cultura

Autor/Editor: João de Castro

Composição Gráfica: Maria Constantino

Impressão: Litosodis – Artes Gráficas, Lda

1ª Edição (2023)

 

[ NOTA: As publicações do Autor, agora reunidas em livro, no jornal Região de Rio Maior, foram-no em edição e propriedade anteriores deste jornal, detidas por Carlos Manuel Costa e cuja Direção era de António Feliciano Júnior. ]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments