Filho de barbeiro, barbeiro é
[por Daniela Nunes]
O Chico barbeiro, como é conhecido profissionalmente, herdou a sua profissão do seu pai. Somando 64 anos de trabalho nesta área, o profissional costuma dizer: “nasci barbeiro”.
Aos 11 anos, Chico veio para a cidade trabalhar, já com esta profissão. Durante alguns anos, chegou a trabalhar noutro espaço, mas é nesta barbearia atual que se mantém há 25 anos.
O proprietário revela que a adesão ao seu negócio já não é o que era. Apesar de saber que tem clientes com quem pode contar e que se mantêm leais aos seus serviços, com a abertura de várias barbearias e cabeleireiros, a clientela acaba por se distribuir, também, pela concorrência.
Para o barbeiro, o comércio local de Rio Maior encontra-se num estado de “tristeza generalizada”. A seu ver, a cidade não tem muito a oferecer às pessoas e a própria população é pouca para sustentar o pouco comércio que ainda há.
“Desde miúdo que oiço dizer que Rio Maior está muito bem situado geograficamente pois está muito perto das Caldas da Rainha, está muito perto de Santarém, até está perto de Lisboa e está perto de Leiria. Põe-se a questão: então se estamos perto de tudo, acabamos por ir para lá.”, reflete Chico. Isto porque, com o passar do tempo, as pessoas habituaram-se a lojas grandes e, por isso, deslocam-se para os locais onde as possam encontrar. A época natalícia é a prova viva disso. O barbeiro nota que a temporada festiva já não é vivida da mesma maneira porque a população dirige-se aos grandes centros para fazer as compras de Natal. “Isto é uma cidade pequenina e os olhos também comem. As pessoas querem ver mais, podem até comprar mais caro mas, pelo menos, viram mais”, comenta o proprietário.
Chico recorda que, há uns anos, a Estrada Nacional nº1, que liga Lisboa ao Porto e passa por Rio Maior até ao Alto da Serra, atraía algumas pessoas que se desviavam pelo caminho e “paravam, bebiam café e compravam qualquer coisa”. Hoje em dia, com a variante IC2, já não existe esse movimento que outrora se viu, causando uma diferença no movimento da cidade.
O horário de atendimento é das 08h às 13h e das 14h às 20h e o Chico barbeiro realça: “venham que eu vou tendo algum vagar, não vos deixarei mal servidos e disponham”.
Barbearia Chico
Rua 5 Outubro, nº 13, 1º – F
Rio Maior
Telefone: 243 995 351
Nota: Se gostava de participar na nossa rubrica “Uma região que apoia o seu Comércio”, contacte-nos através do nosso email [email protected] .